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sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Colégio FAC analisa com muita atenção propostas do Presidente da CONFENEN, PAIVA DORNAS, sobre educação

a - Aumento de carga horária anual mínima para 900 horas, sem vinculação ao numero de dias letivos, para que este nao se torne na prática o máximo a cumprir e para sua melhor adaptacao à condição de cada escola e local face ao nosso calendário civil tão cheio de feriados e ainda para que possa comportar outras atividades além de aulas e avaliações, inclusive treinamento e atualização de professor.
b - Funcionamento obrigatório da escola pública em turno diferente do destinado a aulas normais e avaliação, para atividades de reforço, de recuperação, de execução de exercícios e de práticas formativas e integrativas extracurriculares.
Isto ajudaria também a afastar crianças e adolescentes do ócio e de atividades ilícitas.
c - Concentração do currículo nos conhecimentos básicos e fundamentais, cosntituindo a base nacional comum, para maior eficiência, em vez de setorização com número enorme de conteúdos, cujo estudo e conhecimento podem ser englobados como práticas formativas.
d - Inclusão obrigatória de leitura e redação em linguagem padrão em todas as séries da educação básica, como conteúdo curricular obrigatório, além do estudo específico da língua portuguesa.
e - Relevo e preponderânciado número de horas do estudo de língua portuguesa e matemática em todas as séries da educação básica.
f - Ética, Sociologia e Filosofia como disciplina no ensino médio.
g - Eliminação da promoção automática, sem avaliação de aproveitamento, para não desestimular o sistema de mérito, não igualar todos por baixo e para incentivar a participação, interesse e aplicação do aluno. Não pode apenas a freqëncia constituir fator único para aprovação do aluno.
h - Divisão do fundamental em dois ciclos, permitindo-se o funcionamento o funcionamento de escola para ministrar apenas um deles, com melhor especialização e aplicação de metodologia própria, com menos esforço e menor custo. A obrigação de ministrar e cursar todo o fundamental não implica ser na mesma escola.
i - Criação do quarto ano do ensino médio, destinado esclusivamente à formação profissionalizante ou à preparação para ingresso no ensino superior. O aluno, querendo, concomitantemente ou não, poderá cursar os dois.
j - Estruturação adequada do ensino noturno, com carga horária própria, para permitir ao aluno fora da faixa etária freqëntar curso regular e não apenas na modalidade de educação de jovens e adultos (via supletivo).
l - Exigência, para ingresso em qualquer curso superior, de aprovação, no minímo, em exames de língua portuguesa, matemática do ensino fundamental e uma língua estrangeira moderna.
m - Funcionamento da escola durante todo o ano, executados quarente e cinco dias contínuos, divididos estes em dois períodos, dedicados a férias e recessos escolares e do pessoal.
n - Cumprimento obrigatório pelo professor de todas as atividades progamadas para o ano letivo e não apenas aulas e avaliações, nele incluídos, pelo menos, dez dias de atualização, treinamento e discussão de natureza didático-pedagógica propocionados pela escola.
o - Resgate da autoridade pedagógica da escola e do professor, hoje submetidos a todo tipo de ataques, desrespeito, interferências e pressões, para que se tornem realmente agentes e irradiadores da boa formação individual e coletiva.
p - Utilização de estudantes como monitores e estagiários, orientados por professores habilitados, em atividades escolares que não sejam aulas e avaliação, sem vínculo em pregatício, mesmo remunerados.
q - Manutenção pelo Conselho Nacional de Educação de catálogo indicativo de livros didáticos por ele aprovados para adotação pelos estabelimentos de ensino.
r - Integração física e funcional da escola pública de educação básica com postos de serviços de saúde, social, recreativo-cultural e de segurança pública, tornando-a centro comunitário.
s - Pagamento de trubutos e contribuições fiscais incidentes sobre escolas particulares através da concessão de bolsas de estudo a alunos carentes, beneficiando estes e dimunuindo os custos para os demais.
t - Como forma de promover inclusão e aprendizado no mercado de trabalho, bem como de retirar o jovem do ócio e de atividades ilícitas, estímulo às empresas com a descaracterização de vínculo empregatício do trabalho, com jornada máxima de cinco horas, do jovem estudante com dezesseis anos ou mais.
u - Flexibilização de aplicação dos direitos autorais no uso para fins didáticos e escolares de parte pequena ou treço de obra ou produção intelectual, científica, artística e cultural, desde que indicados o autor, obra e origem.
v - Horário de sete às vinte e duas horas para ministração dos cursos e estudos de veiculação obrigatória pelos meios e agências de comunicação, podendo os estabelecimentos de ensino utilizá-los livremente para fins didáticos e atualização de professores.
x - Ministração de cursos destinados à educação básica por canais de televisão e estações de rádio de propriedade dos poderes públicos.
z - Extensão do regime tributário simplificado (SIMPLES) a toda a educação básica, abrangendo o ensino médio.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber o endereço da escola, pois eu estou consultando escolas pela internet e me interessei em entregar meu curriculum vitae.Sou formada em Letras pela UFF e também cursei o segundo grau Normal.
Desde já me encontro disponível a fazer parte do quadro de funcionários desta instituição de ensino.
Cíntia.