Contador de visitas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ENSINO E QUALIDADE


Há 20 anos, o Brasil não contava com tanta oferta de estabelecimentos de ensino, Por isso, muitos deixaram de ir à escola por falta de vagas. Hoje, resolvido esse problema, convivemos com outro que tem a ver com a qualidade do ensino. Diante de tanta oferta, como escolher corretamente? Quais critérios devem ser observados? No caso específico das faculdades, o assunto requer uma reflexão muito mais cuidadosa para que, posteriormente, o aluno não tenha um diploma sem saber o que fazer com ele. A educação virou um negócio industrializado com o qual muitas escolas não se preocupam se o investimento que os alunos fazem ou fizeram, em termos de tempo e dinheiro, vai gerar algum retorno. Na realidade, alguns cursos e escolas agregam muito pouco para quem se graduou lá, onde o aluno ganha praticamente só um pedaço de papel chamado diploma. Para fazer a escolha certa, primeiro, deve-se observar o curso que querem fazer e avaliar se existe paixão pelo assunto. Essa talvez seja a pedra fundamental. Depois, identificar as opções disponíveis no mercado e o que cada opção apresenta em termos de vantagens e benefícios. Definido, o passo seguinte é planejar o destino “desse diploma”.

Atualmente, o maior desafio no mercado de trabalho é o profissional se manter atualizado dentro de um ambiente de mudança, intensa competição e de um papel cada vez mais relevante do conhecimento técnico no sucesso das pessoas e organizações. Antigamente, era possível se dar ao luxo de formar e nunca mais estudar formalmente. Agora, quem não souber estudar e não tiver boa capacidade de aprendizado, não consegue se manter atualizado e, rapidamente, fica pra trás.

É nesse cenário que se encaixa o sucesso das pós-graduações e o aparecimento de profissionais com duas, três ou mais pós-graduações.

Será então que as pós-graduações são a chave para o sucesso profissional? Não, mas ajuda e muito. A única verdade que podemos assegurar é que a vida prega peças em todo mundo. Um insucesso profissional pode ocorrer para qualquer um e ninguém está 100% preparado para isso. Porém, se a pessoa tiver boa capacidade de aprendizado, inteligência emocional, rede de relacionamento e muita disposição para trabalhar, com certeza consegue se reerguer e voar até mais longe. Precisamos entender, que , na vida, muitas vezes o mais importante talvez não seja o destino e sim a jornada, o processo de crescimento. Dessa forma, algumas dicas são importantes: Entender bem o que se quer da faculdade e da profissão; conversar com muita gente sobre isso e descobrir que faculdades podem oferecer o que se buscar.

Muita gente entra na faculdade por moda ou falta de opção, o que, em geral, acaba levando a uma falta de opção, o que, em geral, acaba levando a uma falta de comprometimento e uma participação no curso superior mais por obrigação do que por encantamento. Claro, essa falta de objetivo termina fazendo que as pessoas fiquem perdidas e sem pro atividade, se pondo como vítimas ao alegar que está difícil arrumar emprego.

Nenhum comentário: