Contador de visitas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BONS PROFESSORES EDUCAM A INTELIGÊNCIA LÓGICA, PROFESSORES FASCINANTES EDUCAM A EMOÇÃO!


Bons professores ensinam seus alunos a explorar o mundo em que estão, do imenso espaço ao pequeno átomo. Professores fascinantes ensinam os alunos a explorar o mundo em que são, o seu próprio ser. Sua educação segue as notas da emoção.

Os professores fascinantes sabe que trabalhar com a emoção é mais complexo do que trabalhar com os intricados cálculos da física e da matemática. A emoção pode transformar ricos em paupérrimos, intelectuais em crianças, poderosos em frágeis seres.

Eduque a emoção com inteligência. E o que é Educar a emoção? É estimular o aluno a pensar antes de reagir, a não ter medo do medo, a ser líder de se mesmo, autor da sua história, a saber filtrar os estímulos estressantes e a trabalhar não apenas com fato lógicos e problemas concretos, mas também as contradições da vida.

Educar a emoção também é se doar sem esperar retorno ser fiel à sua consciência, extrair prazeres dos pequenos estímulos da existência, saber perder, correr risco para transformar os sonhos em realidade, ter coragem para andar por lugares desconhecidos. Quem tem o privilégio de educar a emoção em sua juventude?

Infelizmente, mergulhamos na sociedade sem qualquer preparo para viver. Somos vacinados desde a infância contra um série de vírus e bactérias, mas não recebemos nenhuma vacina contra as decepções, frustrações e rejeições. Quantas lágrimas, doenças psíquicas, crises no relacionamento e até suicídio poderiam ser evitado com a educação da emoção?

Sem a educação da emoção podemos gerar pelo menos três resultados. Alguns se tornam insensível, têm traços de uma personalidade psicopata. Eles possuem uma emoção insensível, e por isso ofendem e machucam os outros, mas não sentem a dor deles, não pensam nas conseqüências dos seus comportamentos.

Outros, ao contrário, se tornam hipersensíveis. Vivem intensamente a dor dos outros, se doam sem limites, se preocupam demais com a crítica alheia, não têm proteção emocional. Um ofensa estraga o dia, o mês e até a vida. As pessoas hipersensíveis costumam ser excelentes para os outros, mas péssimas para se mesmas.

Outros, ainda, são alienados, não ferem os outros, mas não pensam no futuro, não tem sonhos, metas, deixam a vida levá-los, vivem um conformismo doentio.

As escolas não estão conseguindo educar a emoção. Elas estão gerando jovens insensíveis, hipersensíveis ou alienados.

Precisamos formar jovens que tenham uma emoção rica, protegida e integrada.

Nenhum comentário: