Contador de visitas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A arte de aprender.



A habilidade de aprender é básica e fundamental para tudo em nossa vida. Aprender parece uma tarefa simples, mas na realidade é muito complexa, por que envolve uma quantidade muito grande de questões e situações de nossa vida pessoal, social e afetiva.
O que nos propomos nesta discussão é despertar e sensibilizar nossos alunos para a importância estratégica de APRENDER A ESTUDAR. Este conhecimento irá ajudar você em toda sua vida pessoal e profissional.
Por que necessitamos aprender sempre?
Existem várias razões. Dentre elas:
1- O conhecimento é atualizado a cada oitenta dias. Esta velocidade de atualização é fundamental para estar sempre antenado e conectado com o mundo globalizado.
2-Se você PARAR de aprender em muito pouco tempo você estará desatualizado. Não seja uma peça de museu. Use sua capacidade de aprendizado para manter-se atualizado.
3- Quem tem capacidade de aprender rápido poderá se atualizar mais facilmente e manterá sua capacidade mental sempre num estado saudável e dinâmico o que é fundamental para nossa saúde física e mental.
4-Se você é considerado uma pessoa que aprende rápido, você terá mais chances de chegar na frente de seus concorrentes.
5- A capacidade de aprender, lhe dará condições de se adaptar às novas situações que surgem e se modificam continuadamente. Lembre que adaptabilidade e aprendizagem rápida são duas exigências do mundo atual.
6- Você poderá fazer uma infinidade de coisas na vida, aprender várias profissões, saber fazer vários serviços, participar da etc.
Você sabe qual é seu estilo de aprender ?
Com certeza você já assistiu a uma aula ou apresentação e ficou pensando porque não consegue lembrar de nada que o professor falou, console-se pois você não está sozinho. Isto acontece por que cada um de nós aprende de uma forma bem particular. Conhecer os vários estilos de aprender e, principalmente, qual é o seu estilo em particular é FUNDAMENTAL para toda sua vida. Isto poderá significar a diferença entre uma vida de sucesso ou até de fracasso.
As pesquisas mostram que, em geral, como as pessoas aprendem:
Métodos de comunicação Lembrança Lembrança
Quando o professor: três horas depois três dias depois
só fala e você ouve 70% 10%
só mostra e você vê 72% 20%
fala e mostra e você ouve e participa 85% 65%
Segundo a pesquisa, para estudar e aprender obtendo os melhores resultados a médio e longo prazo, você precisa conhecer exatamente como você aprende, a partir daí você precisa aprender a desenvolver duas questões fundamentais em sala de aula e em casa. Uma delas é saber ouvir, o que pressupõe uma atitude de escuta atenta e silenciosa para poder adquirir as informações importantes trazidas pelos professores ou por outros colegas. Há quem diga que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, e isso é verdade, mas a qualidade do que fazemos quando agimos assim é que fica comprometida. Por exemplo, eu posso dirigir e atender o telefone – o que segundo as normas de trânsito é proibido – quando faço isso tenho alguns reflexos diminuídos e estou mais sujeito a ter acidentes de trânsito. A questão não é se você consegue ou não, mas é fazê-lo com latíssimo rendimento. A outra é ser um sujeito que participa e interage com o professor e demais colegas na sala de aula, assim fica fácil ter informações e transformá-las em conhecimento.
Mas afinal qual é a sua melhor forma de aprender, isto é, como o seu cérebro funciona para aprender um determinado assunto. Se você conhece a melhor forma de você aprender, você saberá estudar de uma forma que irá lhe ajudar muito em fazer provas e agir adequadamente nos desafios que irá enfrentar em seu dia a dia.
A maior parte das pessoas tem um dos seguintes estilos: visual, auditivo ou físico. Vejamos um exemplo simples: Como você lembra de um número de telefone?
Você que tem um estilo de aprender “Visual” prefere ver os números que aparecem no painel do telefone ou prefere escrevê-los. Em uma aula irá prestar mais atenção quando o professor apresentar quadros visuais. Se você tem este estilo, faça ilustrações ou desenhos relacionando o tópico que está aprendendo. Leia muito e faça sínteses.
Quem tem um estilo de aprender “Auditivo” irá preferir que alguém diga e você ouça o número. Este estilo de aprender prefere ouvir do que ler a informação. Normalmente as pessoas com este estilo terão uma boa performance em uma discussão, ou debate porém têm problemas em aprender a informação que deve ser lida. As pessoas com este estilo devem prestar muita atenção às aulas, ler textos em voz alta e estudar em voz alta para memorizar melhor a informação.
Caso você tenha um estilo de aprender “comportamental”, irá preferir fazer com que seus dedos digitem ou escrevam o número do telefone, por isso, mover e tocar são essenciais. Tem necessidade de usar as mãos para estudar e aprender; necessita de várias paradas no estudo e muitas vezes ficar em pé. Interage mais e melhor através do contato manual e corporal, necessita participar muito da ação, como escrever, fazer... e costuma ter gosto pela prática de esportes, dança.
É importante deixar claro que uma pessoa irá apresentar mais de um estilo de aprendizagem, isto é, um estilo dominante e um outro estilo secundário.
E aproveite o máximo de sua capacidade intelectual e de sua maneira de aprender. Assim você estará otimizando o seu tempo e aproveitando-o para outras questões fundamentais na aprendizagem e na vida como descansar (dormir) brincar, conversar com os amigos ...
Bons estudos...

Professor João Damiani
Coordenador Pedagógico e Psicopedagogo

Nenhum comentário: