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quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ASSIM NÃO DÁ


 

Todos sabem que o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) deve estar presente nas práticas educacionais. Mas é importante deixar claro que a simples presença das TIC na sala de aula não é suficiente. O professor pode até ensinar o aluno a menejar os meios tecnológicos, mas o trabalho precisa ir além da digitação de textos ou de uma busca aleatória na internet. São os contextos de uso, os objetivos que docentes e estudantes fazem dessas tecnologias que vão determinar a eficácia das atividades. Em uma sociedade da informação, o papel da educação é ajudar o aluno a organizar e atribuir sentido às referências que encontra. É preciso ensina não só a procurar mas também a selecionar e interpretar dados de diversas fontes para contribuir conhecimento. O docente deve atuar como facilitador, como guia do trabalho da classe, que sustente, oriente e ofereça os auxílios adequados. Lembre-se de que as ferramentas tecnológicas devem estar a serviço de uma proposta pedagógica - com conteúdos e objetivos claros.

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