Contador de visitas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Capes aprova mestrado em Ciência dos Materiais da UFMA

Imirante.com

Este é o primeiro curso de mestrado no Sul do Maranhão.
 
Divulgação/UFMA

SÃO LUÍS – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou mais um mestrado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desta vez, na área de Ciência dos Materiais, no campus da instituição em Imperatriz. Com mais esta aprovação, a UFMA eleva para 27 o número de mestrados.
Em 2009 e 2010 foram aprovados dois Projetos FINEP/CT-INFRA (novos campi 02/2008 e campi regionais 2010) que resultaram na captação de recursos no total de R$ 1.570.000 para o campus de Imperatriz, um projeto Pronex Fapema/CNPq no valor de R$ 299.000 e vários projetos individuais. Com estes recursos, foi possível construir um prédio para alocar os laboratórios de pesquisa e a aquisição de diversos equipamentos e materiais de consumo o que permitiram a criação da proposta do curso de mestrado.
O mestrado em ciência dos Materiais da UFMA, aprovado em 6 de março deste ano, é o primeiro curso de mestrado no Sul do Maranhão. O curso é voltado para alunos concluintes de cursos de graduação em Engenharias, Física, Ciências Naturais e Química. O corpo docente deste novo curso é composto por nove professores permanentes, dos quais seis são bolsistas de produtividade do CNPq (mais de 60% do quadro permanente) e um professor colaborador. Este corpo docente (permanente) publicou, nos últimos três anos, mais de 60 artigos científicos em revistas internacionais indexadas. Devido a essas qualidades de oito propostas submetidas em todo Brasil para a área de Materiais, somente a USP e a UFMA aprovaram os cursos de pós-graduação.
Para o coordenador do Mestrado, professor Adenilson Oliveira dos Santos: “este curso contribuirá no que concerne à formação e inserção de profissionais qualificados nos quadros das instituições de ensino superior do Estado do Maranhão, o que contribuirá para a formação e nucleação de grupos de pesquisa, em um futuro próximo, em outras instituições da região. Além disso, os alunos egressos do mestrado em Ciência dos Materiais poderão atuar no setor produtivo contribuindo assim em médio e longo prazo para uma aproximação entre a Universidade e as empresas do setor”.

Nenhum comentário: