Contador de visitas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Registrados 51 assassinatos em abril em São Luís

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Para tentar conter assassinatos, segurança é reforçada em São Luís

Só este mês já foram registrados 51 homicídios na capital maranhense.
Mais dois mil homens vão passar a integrar a Polícia Militar do Maranhão.


Na tentativa de conter o número de assassinatos em São Luís, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão vem fazendo há 15 dias operações e reforçando o policiamento. Já é possível ver os números de mortes começando a cair (veja a matéria completa no vídeo ao lado).
Neste fim de semana, até o momento, apenas um homicídio foi registrado na capital. É justamente a insegurança, e a violência, uma das grandes preocupações dos moradores da capital.
A grande quantidade de assassinatos em São Luís nos últimos tempos é o que tem preocupado a população. Só este mês já foram registrados 51 homicídios. Dezessete mortes só no primeiro fim de semana de abril, mas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, nas semanas seguintes, o número vem diminuindo.
Segundo o secretário, a grande operação por toda cidade com mais policiais nas ruas está ajudando a reduzir as ocorrências. “É bom frisar que não houve aumento da violência em nossa cidade, o que houve foi que em um período específico o número de homicídios aumentou, e de maneira atípica. Colocamos mais efetivo na rua, o que possibilitou uma redução de mais de 50% dos casos”, explica Aluísio Mendes, secretário de Segurança de Pública.
Este é o segundo fim de semana da operação, que começa na sexta-feira e vai até o domingo. Na sexta-feira (19), policiais do GTA conseguiram prender dois suspeitos com armas e drogas no bairro do Coroado.
Na última sexta-feira (19), a população foi às ruas pedir paz. “A gente criou um manifesto, que depois será encaminhado ao executivo e ao legislativo municipal, estadual e federal, no sentindo de pedir providências integradas para a paz em São Luís”, disse Daniel Madorra, coordenador do Movimento Nossa São Luís.
Amigos e parentes de vítimas da violência se vestiram de branco e fizeram uma manifestação na rotatória no São Francisco. “Criei um grupo de discussão na internet, para tentar mobilizar pessoas que tinham a mesma causa, e surpreendentemente tive o retorno imediato de muitas pessoas e movimentos sociais”, disse Letícia Cardoso, professora.
Para reforçar o policiamento na cidade, mais dois mil homens vão passar a integrar a Polícia Militar do Maranhão, além de 150 bombeiros e 380 policiais civis. Os selecionados foram aprovados no último concurso público realizado no ano passado, mas, por causa de 372 liminares concedidas pela Justiça a candidatos, os testes com os aprovados atrasaram quase dois meses. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, mesmo com esse atraso, os convocados vão começar a trabalhar ainda este ano. "O concurso continha em andamento", assegurou o secretário Aluísio Mendes.

Nenhum comentário: