Contador de visitas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Detentos fazem motim no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Do G1 MA

Causas da manifestação dos presos ainda não foram divulgadas.
Bombeiros, Batalhão de Choque e viaturas do 6°BPM foram acionados.


Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, iniciaram um motim na noite de ontem (14). De acordo com nota de esclarecimento da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), a confusão começou porque os detentos ficaram aborrecidos com uma revista surpresa no presídio.
De acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), equipes do Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Choque da Polícia Militar e viaturas do 6º BPM foram encaminhadas para o presídio.

Segundo testemunhas, a rebelião começou por volta de 19h e aconteceu em sequência, atingindo três unidades do sistema prisional. Parentes de detentos reclamaram da falta de informação e da forma como os policiais agiram para controlar a rebelião.
O G1 entrou em contato com o secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap), Sebastião Uchôa, que confirmou "estar em ‘gerenciamento de crise’". Por volta de 1h desta quarta-feira (15), a Sejap encaminhou nota à redação por e-mail. Confira o esclarecimento na íntegra:
SEJAP - NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que foi registrado um princípio de motim no Presídio São Luís 2, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na noite desta terça-feira (14), e esclarece que a situação foi imediatamente controlada na unidade prisional.
A movimentação começou porque alguns detentos não concordaram com uma revista surpresa no presídio. Ao perceberem o comportamento estranho desses detentos, que chegaram a danificar objetos nas celas, os agentes penitenciários imediatamente informaram a Polícia Militar, que ajudou a acalmar os ânimos.
A Sejap informa, ainda, que está investigando a causa do ocorrido. Um inquérito administrativo será aberto para apurar os fatos.

Nenhum comentário: