Contador de visitas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Em protesto, universitários ocupam Reitoria da UFMA em São Luís

Igor Almeida Do G1 MA

Ocupação do prédio ocorreu no início da noite desta terça-feira (7).
Universitários reivindicam melhorias; universidade nega qualquer procura.

Mais de 35 universitários ocuparam no início da noite desta terça-feira (7) o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A ocupação faz parte de uma série de protestos iniciada no dia 29 de abril.
“Vamos dormir hoje aqui. Estamos reivindicando a residência estudantil no Campus, já que estamos em um local precário, sem segurança. Além disso, reivindicamos a melhoria da frota dos ônibus, que não tem sido suficiente. A falta de professores é também uma das pautas principais do nosso movimento. Enfim, a precariedade física e de recursos humanos da Universidade é o motivo do nosso protesto”, disse Tamires Morais, estagiária da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), no momento em que acontecia uma plenária dentro da Reitoria.

Universitários dizem que só saírão do prédio depois de serem recebidos pela reitoria da UFMA (Foto: Divulgação/Tamires Morais)Universitários dizem que só saírão do prédio após serem recebidos pela reitoria da UFMA (Foto: Divulgação/Tamires Morais)

Contrapondo ao movimento, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, disse ao G1 que, nesta terça-feira (7), recebeu um representante do DCE e um representante nacional e que nenhum deles fez alguma reivindicação. “Eles não me reivindicaram nada a não ser apoio para um evento que acontecerá em Minas Gerais”, afirmou o reitor, completando que nesta quarta-feira seguirá para Brasília, onde se reunirá com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para tratar, dentre outros temas, sobre a Bolsa Permanência para os universitários.
Por volta de meio dia desta quarta-feira (8), haverá uma assembleia para deliberar as novas ações do movimento na Universidade. E ainda está prevista uma coletiva de imprensa para esclarecer os motivos da ocupação do Prédio.
No dia 29 de abril, dezenas de estudantes de vários cursos da UFMA fecharam os portões de acesso ao Centro de Ciências Sociais (CCSO) para protestar, de forma pacífica, contra a falta de professores.
Na ocasião, os manifestantes aproveitaram para reclamar de problemas de estrutura de alguns prédios. No primeiro dia de protestos, os alunos já haviam decidido ocupar a reitoria da UFMA até que todos os problemas apontados fossem resolvidos.

Nenhum comentário: