Contador de visitas

sábado, 1 de junho de 2013

Mais de 10% da energia elétrica do MA é furtada, diz delegado da Seic

Do G1 MA

Concessionária afirma que Estado é o 4º em perdas totais do Nordeste.
Só no ano passado, Cemar detctou mais de 12 mil ligações clandestinas.

O Maranhão é o primeiro do país no ranking nacional de perda de energia elétrica, segundo o Departamento de Repressão a Crimes contra a Administração Pública da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). De acordo com Companhia Energética do Maranhão (Cemar), aproximadamente 10,5% da energia disponibilizada a dois milhões de clientes em todo o Estado é furtada.

Medidores adulterados apreendidos pela polícia, em São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante) 
Medidores adulterados apreendidos pela polícia,
em São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Segundo o delegado Paulo Roberto de Carvalho, o caso mais recente divulgado pelos veículos de comunicação foi o do restaurante de comida japonesa Sushi Bar, na Ponta do Farol, em São Luís, quando foi preso um ex-funcionário de uma prestadora de serviço da Cemar.
“Nós identificamos a mesma fraude em todas as unidades do Sushi Bar, o que inclui também a do Cohajap, da Cohama e do Turu. Identificamos a mesma irregularidade na Academia da Lagoa, na Lagoa da Jansen, e na Academia Bela Vista, no Cohajap. De abril para cá realizamos seis prisões em flagrante e estouramos dois laboratórios no Bairro de Fátima, dois na Cidade Olímpica e um na Cohab Anil”, disse o delegado Paulo Roberto de Carvalho.
Mas apesar da informação do delegado, de acordo com dados repassados pela concessionária, o Estado figura em quarto em perdas totais do Nordeste. Ainda segundo a Cemar, a energia furtada, consumida e não faturada, representa uma perda anual de receita para o Estado do Maranhão de mais de R$ 40 milhões por ano.

Inspeção

Ao longo de 2012, a Cemar realizou mais de 206 mil ações de inspeções no Estado e foram detectadas mais de 84 mil unidades consumidoras com irregularidades no medidor de energia por ação humana (fraudes) e nas ligações elétricas (desvios). Foram detectadas ainda mais de 12 mil ligações clandestinas.
“A polícia vai chegar aos casos do interior. A Operação Gatuno vai ser desencadeada nos municípios de Imperatriz, Bacabal, Timon, Caxias, Santa Inês, Pinheiro. É importante que as pessoas saibam que quem está fraudando também será processada criminalmente. Elas respondem por furto de energia mediante fraude”, explicou o delegado Paulo Roberto.
De acordo com o delegado, as fraudes são feitas das formas mais diversificadas. Muitas vezes os gatunos, como são chamados os agentes do crime, preferem tirar o medidor do local, levar para um laboratório onde são feitas as alterações no medidor, principalmente nos digitais. Nos aparelhos mais antigos, fazem uma espécie de retroação”, contou.
 
Desconto na energia

A redução da tarifa de energia elétrica anunciada em setembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff foi mantida por meio de decreto na quarta-feira (29), em edição extra do "Diário Oficial da União". O dispositivo foi a maneira encontrada pelo governo federal para manter os abatimentos previstos na medida provisória 605, que não foi votada pelo Senado e perde a validade no dia 3 de junho.

Nenhum comentário: