Contador de visitas

sábado, 17 de agosto de 2013

Acusado de matar idosa estrangulada escreve carta para filha da vítima

Do G1 Santos

Segunda audiência do caso ocorreu nesta sexta-feira em São Vicente, SP.
Mulher de 70 anos foi morta no final de 2012.



A segunda audiência do caso do homem acusado de matar por estrangulamento uma idosa de 70 anos em São Vicente, no litoral de São Paulo, aconteceu nesta sexta-feira (16) no Fórum da cidade. O crime aconteceu no final de 2012, o suspeito escreveu uma carta para a filha da vítima de dentro da cadeia.
Preso na Penitenciária de Iaras, no interior de São Paulo, o acusado enviou uma carta em julho deste ano para Vanessa Andrade, filha da vítima. “Quando eu cheguei, peguei a carta e tomei um choque. A gente não sabe o que vai ler, qual o conteúdo da carta", diz Vanessa.
Altiva Lopes de Andrade, de 70 anos, foi encontrada amarrada e estrangulada dentro de casa, no bairro Vila Cascatinha. O suspeito, José Cássio Assis Silveira, de 54 anos, teria levado dinheiro e um celular da vítima. Foi justamente esse aparelho, usado depois do crime, que ajudou a polícia a localizar o acusado. O homem, na verdade, já estava preso e, segundo a polícia, cometeu o crime durante a saída temporária de Natal.
Na carta, escrita no início do mês passado, o acusado nega o crime, o qual classifica como brutal e covarde. Diz que está há 35 anos na cadeia pagando por seus erros e afirma não ser justo pagar por mais este. Ele alega que somente encontrou o telefone ao lado de uma lixeira.
Com letras maiúsculas, deixa claro que a carta não é uma ameaça, mas não foi isso que a família sentiu ao ler. “No final, ele cita uma passagem bíblica de Isaías, diz que 'toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás, porque essa é a herança dos servos do Senhor'. Então eu senti que foi uma ameaça, porque eu fui uma das testemunhas da primeira audiência", lembra Vanessa.
A carta foi anexada ao inquérito, assim como outras três, também escritas pelo acusado da cadeia e enviadas ao ministro da Justiça, ao delegado do caso e ao juiz de São Vicente. A primeira audiência aconteceu dia 30 de julho e não foi concluída, porque duas testemunhas de acusação faltaram, uma delas, intimada pela Justiça.
O advogado da família diz que as duas testemunhas vieram prestar depoimento nesta sexta-feira, mas também estão apreensivas com a situação. A audiência terminou no início da noite e a decisão ainda não saiu. Uma nova foi marcada para o dia 20 de setembro, quando vão ser ouvidas mais duas testemunhas de defesa, além do acusado.
Carta enviada pelo suspeito do crime (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Carta enviada pelo suspeito do crime (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Nenhum comentário: