Contador de visitas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tribunal de Justiça decide que Elize Matsunaga vai a júri popular

Uol.com

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu nesta quinta-feira que Elize Araújo Kitano Matsunaga, acusada pela morte do marido, Marcos Kitano Matsunaga, vai a júri popular. Ainda não há data para o julgamento.
A mulher é acusada de homicídio triplamente qualificado --por motivo torpe, meio cruel e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima-- além de destruição e ocultação de cadáver. A decisão de ser julgada pelo Tribunal do Júri foi do juiz Adilson Paukoski Simoni, da 5ª Vara do Júri da capital paulista.
Segundo o juiz, as provas mostram que Elize teria atirando no marido para se vingar vingar de uma traição. Ele entendeu que a mulher agiu dessa forma para evitar ainda que a amante do marido, causa da separação, "lhe causasse prejuízos sociais e materiais", porque poderia ficar com o seguro de vida e bens a herdados pela filha do casal.
As provas também levam para a possibilidade da ré ter agido com meio cruel, causando sofrimento desnecessário e prolongado ao marido. Primeiro, deu apenas um tiro e depois, segundo a perícia, o esquartejou ainda vivo. Ele morreu por asfixia causada pelo sangue aspirado.
De acordo com as investigações da Polícia Científica, Elize ainda teria feito o disparo que matou o marido a curta distância, o que impossibilitou a defesa da vítima.
CRIME

O crime ocorreu em 19 de maio de 2012, no apartamento onde o casal vivia, na Vila Leopoldina (zona oeste de São Paulo), e os pedaços do corpo de Marcos foram jogados em locais distintos de Cotia (Grande São Paulo).
Segundo a defesa de Elize, ela matou Marcos após uma discussão na qual foi agredida por ele e também porque temia ficar sem a guarda da filha, em uma eventual separação do casal. A briga entre o casal começou porque Elize confrontou Marcos com a descoberta de uma traição por parte dele.
Para a Promotoria, Elize matou e esquartejou o marido de maneira premeditada para se vingar porque era traída e também para ficar com R$ 600 mil de um seguro de vida da vítima.
Elize é ré confessa e está presa desde o dia 4 de junho do ano passado no Complexo Penitenciário de Tremembé (a 138 km de São Paulo). Ela é acusada de homicídio doloso triplamente qualificado (que serve para aumentar a pena), motivo torpe (vingança), recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel.
Em depoimento à polícia, a babá Mauriceia José Gonçalves dos Santos afirmou que Elize comprou uma serra elétrica portátil no dia em que Marcos foi morto e esquartejado. O equipamento foi adquirido no Paraná, pouco antes de Elize, a filha e a babá retornarem para São Paulo.

Nenhum comentário: