Contador de visitas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Médicos do programa Mais Médicos participam de encontro esta semana em São Luís

Blog Luís Cardoso
 


Trinta e sete médicos estrangeiros que atuarão no Maranhão por meio do programa Mais Médicos participam a partir desta segunda-feira (16), no Praia Mar Hotel, da semana de acolhimento promovida pela Secretaria de Estado da Saúde para informá-los sobre o sistema de saúde do estado e aspectos culturais maranhenses. O grupo chegou a São Luís na madrugada de domingo (15) e iniciará seus trabalhos nos municípios na próxima segunda-feira (23).
Os médicos estrangeiros contratados pelo Ministério da Saúde para atuar na atenção primária são em sua maioria de Cuba. Somente dois são da Venezuela e do México. Eles atenderão a população dos municípios de Altamira do Maranhão (2), Amarante do Maranhão (3), Arame (3), Buriticupu (3), Chapadinha (6), Coroatá (2), Monção (2), Santa Helena (2), São José de Ribamar (2), Serrano do Maranhão (2), Urbano Santos (2) e Vargem Grande (2), além de Distritos Indígenas (6).
Durante esta semana, de segunda (16) a sexta-feira (20), os médicos estrangeiros receberão informações sobre a situação atual da saúde no Maranhão; planos nacional, estadual e municipais de saúde; política nacional de atenção básica e as estratégias em curso no estado e municípios; sistemas de informação e regulação; funcionamento e funções do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e das Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Bipartite (CIB); participação e controle social; processo de regionalização da saúde no estado; e implantação das redes de atenção à saúde.
Na sexta-feira (20) pela manhã, os médicos visitaram unidades básicas de saúde e, à tarde, falarão de suas experiências profissionais anteriores. No fim da tarde, eles serão transportados para os municípios em que atuarão pelo programa Mais Médicos.

Nenhum comentário: