Contador de visitas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Candidata perde cartão de inscrição do Enem em incêndio no Amapá

Johnwene Silva Do G1 AP
 

Jovem de 16 anos perdeu também roupas, livros e documentos no fogo.
Incêndio destruiu mais de 250 casas nesta quarta-feira em Macapá.


Estudante Ruth Helena perdeu livros, apostilas e o cartão de inscrição do Enem (Foto: Johnwene Silva/G1)Estudante Ruth Helena perdeu livros, apostilas e o cartão de inscrição do Enem (Foto: Johnwene Silva/G1)

A estudante Ruth Helena Monteiro das Neves, de 16 anos, estava na sala de aula na quarta-feira (23) quando um incêndio atingiu o bairro Perpétuo Socorro, onde ela vive, na Zona Leste de Macapá. Quando recebeu a notícia, seu primeiro instinto foi descobrir se seu filho de 7 meses e sua mãe estavam a salvo. Mas, depois que o fogo foi controlado, a jovem retornou ao que restou de seu quarto e descobriu que havia perdido não só suas roupas, mas também livros, apostilas e o cartão de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ela fará pela primeira vez neste sábado (26) e domingo (27), além de seus documentos.
"Logo quando soube do incêndio, corri para casa e pensei logo na minha família. Mas logo depois, caiu a ficha que meu cartão de inscrição no Enem e todos os outros documentos estavam na minha casa que foi tomada pelo fogo. Sinceramente, isso me abalou muito e agora não sei o que fazer", contou a adolescente ao G1.

Trecho do edital do Enem 2013 sobre a perda de documentos (Foto: Reprodução/Inep) 
Trecho do edital do Enem 2013 sobre a perda de
documentos (Foto: Reprodução/Inep)

Embora não seja obrigatório apresentar o cartão de inscrição para fazer o Enem –ele serve apenas para indicar o local de provas–, o candidato só pode entrar na sala de provas depois de apresentar um documento oficial com foto para comprovar sua identidade. Em casos de perda como os de Ruth, ou de roubo ou furto, o item 11.4 do edital do Enem 2013 garante que esses estudantes possam fazer a prova se apresentarem um Boletim de Ocorrência (BO) de perda ou furto de documento, desde que ele seja feito até 90 dias antes da prova.
Até a noite de quinta-feira (24), a jovem, que está dormindo temporariamente em um abrigo com a família e dependendo de doações, ainda não havia conseguido fazer o BO. Também é possível, em último caso, que Ruth se submeta a uma identificação especial, que, segundo o edital, consiste na coleta de dados do participante e de sua assinatura em um formulário específico para comprovação de sua identidade.

Um ano dedicado ao Enem

Ruth Helena estuda no terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá. Ela diz que desde o início deste ano se prepara para o exame do MEC. Seu objetivo é cursar psicologia e, agora, ela recebe o apoio de colegas de classe no abrigo para onde foi levada com a mãe, Diane Monteiro das Neves, e o filho, para controlar os nervos e ter um bom desempenho na prova.
"Desde o início do ano venho me sacrificando e focando todas as atenções para o exame. Inclusive deixei até de participar de atividades de lazer", confessou a jovem, que agora teme ser barrada na entrada do local de provas.

Diane Monteiro das Neves, mãe da jovem (Foto: Johnwene Silva/G1) 
Diane Monteiro das Neves, mãe da adolescente
(Foto: Johnwene Silva/G1)


A mãe da estudante disse lamentar a situação da filha. "Caso a minha filha não consiga fazer a prova, será um ano inteiro perdido. Ela estava decidida que os estudos para o Enem seriam prioridade. Agora essa incerteza e dúvida em saber se vão deixar ela fazer a prova sem mostrar os documentos", disse Diane Monteiro.
É a primeira vez que a estudante se inscreve para o Enem. "Eu sei que estudo é o que fica, e a gente aprende. Vai ser triste se eu chegar no local onde faria a prova e não puder fazê-la", finalizou a jovem.

Incêndio

O incêndio de grande proporção atingiu uma área localizada no final da Av. Pedro Américo, no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, na tarde de quarta-feira. O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio se alastrou por dois quarteirões, atingindo mais de 250 casas.
Os desabrigados foram levados para as escolas Mário Andreaza, Deuzuite Cavalcante, Edgar Lino, Maestro Miguel, São Benedito e ginásios esportivos.
Por causa dos danos após o incêndio, o Ministério da Educação anunciou que os candidatos do Enem 2013 que fariam a prova em duas escolas no bairro seriam transferidos para outros locais, onde poderão fazer o exame no sábado e no domingo.

Incêndio tomou proporções enormes (Foto: Abinoan Santiago/G1)Incêndio da quarta-feira (23) se alastrou por dois quarteirões (Foto: Abinoan Santiago/G1)
tópicos:

Nenhum comentário: