Contador de visitas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Feirões online ajudam consumidor endividado a limpar o nome

Do G1 São Paulo

 

Serasa Experian e Boa Vista Serviços promovem ações pela internet.
Sites apontam dívidas dos consumidores e facilitam contato com empresas.



Consumidores endividados podem aproveitar para limpar o nome em mutirões gratuitos oferecidos a partir desta semana por empresas de análises de crédito.

Um deles é o feirão realizado pela internet pela Serasa Experian. Foi iniciado na segunda-feira (14) e vai até domingo (20).
Cerca de 30 grandes companhias participam da ação, chamada "Feirão limpa nome online" (veja o site do feirão e as empresas participantes).

O consumidor que tiver pendências com as instituições pode fazer a renegociação, diz a Serasa, e as empresas oferecerão vantagens para a negociação de dívidas.
De acordo com a Serasa, para limpar o nome é preciso preencher um cadastro. "Após isso, o consumidor será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas do 'Limpa Nome Online' com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa", esclarece.
O próprio sistema aponta, por meio do CPF indicado, as dívidas que o consumidor possui em aberto com cada empresa selecionada, e mostra os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat).
Depois disso, o consumidor deve entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas. De acordo com a Serasa, em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.

Mutirão Boa Vista

Até 14 de dezembro, a empresa Boa Vista Serviços (administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC), também oferece um serviço que permanece 24 horas no ar e que permite que consumidores com dívidas negociem seus débitos pela internet.
Para participar da campanha "Acertando suas Contas", o consumidor deverá acessar o site www.consumidorpositivo.com.br fazer seu cadastro e consultar o CPF.
"O Mutirão Online do Acertando suas Contas reúne empresas de diversos setores da economia como telecomunicações, energia elétrica, bancos e instituições financeiras, varejo e cartões de crédito", diz a Boa Vista.

Preparo antes da negociação

O consumidor também deve se preparar antes de negociar, anotando todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas, orienta a Serasa. "Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa", diz.
Além do feirão, a Serasa diz que tem um serviço gratuito para limpar o nome e aberto para os cidadãos em tempo integral que foi lançado no ano passado, o Limpa Nome Online. Participam cerca de 60 empresas de diferentes setores.
"Caso o consumidor não possua débito em aberto com nenhuma das empresas participantes do feirão, ele ainda pode verificar a existência de pendências com as outras companhias participantes do Limpa Nome Online e igualmente negociar suas dívidas", diz.
Mensalmente, cerca de 200 mil pessoas acessam o site com o objetivo de regularizar suas pendências financeiras. O índice de sucesso nas negociações chega a 80%.

Nenhum comentário: