Contador de visitas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Greve dos bancários completa 18 dias no Maranhão

Do G1 MA

Categoria realiza ato público nesta segunda-feira (7), em São Luís. 
Trabalhadores rejeitaram proposta da Febraban na sexta-feira (4).

Em greve desde o mês passado, os bancários do Maranhão completaram18 dias de paralisação nesta segunda-feira (7). A categoria reforça o movimento em realização de ato público às 9h, em frente à agência do Banco do Brasil, na Praça Pedro II, no Centro de São Luís. Às 17h, os trabalhadores voltam a se reunir em assembleia na sede do o Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão (Seeb-MA).

Na sexta-feira (4), o Seeb-MA rejeitou, em reunião realizada na capital maranhense, a nova proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que propôs reajuste de 7,1% nos salários. Os trabalhadores reivindicam aumento de 22%.
De acordo com o sindicato, além do reajuste salarial e do aumento do efetivo nas agências, a categoria também reivindica isonomia, respeito à jornada de 6h, PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, piso do Dieese (R$ 2.860,21), reposição das perdas salariais, combate ao assédio moral, fim das demissões imotivadas, saúde, segurança, respeito à Lei das Filas e melhora das condições de trabalho e atendimento nas agências.
No dia 19 de setembro, o presidente do Seeb-MA, Marcelo Araújo, explicou que os trabalhadores decidiram pela greve após tentativa de acordo com a Febraban. O sindicato chegou a propor acordo com reajuste de 11%, depois da rejeição da proposta inicial de 22%, mas a Febraban foi irredutível e manteve a proposta máxima de 6%.

Nenhum comentário: