Contador de visitas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Quilombolas invadem prédio do Incra para protestar no Maranhão

Do Globo Rural

Eles protestam contra as mudanças na demarcação das terras. 

Expediente na superintendência do instituto foi suspenso.



Cerca de 200 quilombolas e trabalhadores rurais de aproximadamente 80 comunidades do Maranhão ocuparam o prédio do Incra em São Luís para pedir mais rapidez na entrega dos títulos de terras. Outra questão reivindicada pelos ocupantes é a derrubada da PEC 215 que tramita no Congresso Nacional que transfere do Executivo para o Legislativo o poder de demarcação de áreas quilombolas em territórios indígenas no país.
Essa é a segunda ocupação da sede do Incra no Maranhão este ano. Os ocupantes reclamam que houve pouca mudança desde o último protesto, que aconteceu em março. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, em todo estado 316 processos de titulação de terra estão em andamento no Incra aguardando a conclusão e 54 laudos antropológicos, que fazem o levantamento do terreno onde vivem as comunidades, ainda estão incompletos. Os manifestantes dizem que com a demora na titulação agravam-se os conflitos no campo.
“O capital avança para as terras dos povos tradicionais e vem de uma forma avassaladora, inclusive com investimento do governo federal”, diz Clemir Mineiro, representante da Comissão Pastoral da Terra.
Nenhum representante do Incra no Maranhão quis dar declarações sobre a invasão do prédio nem sobre os pedidos dos quilombolas. Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, decidiu suspender a instalação da comissão especial que irá analisar a PEC que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso. O tema será primeiro discutido com o governo.

Nenhum comentário: