Contador de visitas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Veja tira-dúvidas com 20 perguntas e respostas sobre o Enem 2013

Do G1, em São Paulo

 

Para fazer as provas é preciso levar documento original e caneta preta.
Quem postar fotos do exame nas redes sociais será eliminado.



GNews - Enem (Foto: GloboNews) 
Enem será dias 26 e 27 de outubro
(Foto: GloboNews)


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília), em todo o país. Veja abaixo respostas das principais dúvidas:

1) Como vão ser as provas?

São 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de prova (26 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (27 de outubro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição.
2) Que horário devo chegar?
As provas começam às 13h. A recomendação é chegar pelo menos uma hora antes.

3) Moro no Acre, qual fuso horário devo obedecer?
O horário oficial utilizado para o Enem é o de Brasília. O Brasil terá três fusos horários nos dias do Enem.
O Enem será durante o período do horário de verão, que começa no próximo dia 20. Assim, nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, e  Distrito Federal, a prova começa às 13h locais. Nos estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o horário local para início da prova é 12h. Já os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília, então a prova vai começar às 11h no horário local.

4) Sou sabatista e informei isso no ato da inscrição. A que horas devo comparecer ao meu local de provas no sábado?
No mesmo horário dos demais participantes, às 12h (horário de Brasília). Estes candidatos vão aguardar em sala própria para iniciar as provas às 19h.

5) O local que fui designado para fazer a prova fica longe da minha casa. E agora?
Não há como mudar, por isso é necessário conferir o endereço com antecedência, e se possível, visitar o local para se ter uma ideia de quanto tempo levará para chegar. Os atrasados não vão conseguir fazer a prova.

Estudante postou a foto do cartão de respostas do Enem (Foto: Reprodução) 
Estudante postou a foto do cartão de respostas
do Enem 2012 e foi excluído do Exame
(Foto: Reprodução)


6) Posso tirar fotos da sala, do cartão de respostas ou da prova?
Não! Quem for identificado com celulares e afins durante a prova será eliminado. O Ministério da Educação também vai fiscalizar as redes sociais durante a realização do exame. No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por publicarem em redes sociais fotos de suas provas e de seus cartões de resposta.

7) O que eu devo levar para a prova?
Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e documento de identificação original com foto são obrigatórios. São documentos válidos para identificação do participante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal; ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Corporação; Certificado de reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006; e Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.

8) Posso apresentar xerox do documento?
Não, somente os documentos originais são aceitos para fazer o Enem.

9) E se meus documentos tiverem sido roubados ou extraviados?
Neste caso será aceito o boletim de ocorrência expedido por órgão policial com data de, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova. O candidato será encaminhado à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio e, assim, poderá fazer a prova.

10) Não recebi o cartão de confirmação de inscrição em casa. Preciso levar no dia da prova?
A apresentação do cartão não é obrigatória no dia da realização do Enem, basta mostrar um documento oficial com foto para entrar na sala de aula.
Caneta preta é vendida a R$ 2 (Foto: Márcio Pinho/G1) 
Ambulante vendia caneta preta no Enem 2012 em
São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)
11) Posso usar caneta azul?
Não. A única caneta permitida é a de cor preta. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.

12) Posso usar algum material, como lápis, borracha e calculadora?
Não. O participante não pode: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações nem dispositivos eletrônicos. São vedados: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou transmissores de dados e mensagens. Tampouco é permitido portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

13) E boné, relógio, e telefone celular? Posso usar?
Não, nada disso é permitido. Não é permitido utilizar óculos escuros, nem artigos de chapelaria – boné, chapéu, viseira, gorro e similares.

14) O que faço com meu celular e outros equipamentos?
O participante deverá guardar, antes do início do exame, em embalagem porta-objetos fornecida na sala de prova, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.

15) Posso levar comida e água?
Sim, pode. Segundo o Inep, "água e comida não são proibidos".

16) Qual roupa devo usar para fazer as provas? Posso ir de short ou chinelo?
Vá com uma roupa confortável. Short, bermuda ou chinelo são permitidos.
Depois de quanto tempo posso sair do local de prova?
Após duas horas do início do exame. Mas quem quiser levar o caderno de questões para casa tem de esperar até 30 minutos antes do término da prova.

17) Perdi a prova de sábado, posso fazer a de domingo?
Não há impedimento, porém a nota vai ficar reduzida o que vai prejudicar o candidato em processos como o Sisu.

18) Haverá gabarito? Quando vou saber o meu resultado?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.

19) Quais as principais mudanças do Enem?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. Em 2009, o exame foi reformulado e aborda o currículo do ensino médio de modo interdisciplinar.

20) Quantos estudantes devem fazer o exame neste ano?
Estão inscritos 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.

Nenhum comentário: