Contador de visitas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

‘Descobri a doença logo depois do Big Brother’, diz Maria Melilo após operar câncer no fígado


G1.com

A ex-sister, que retirou um tumor raríssimo, revela que usou anabolizantes dos 20 aos 27 anos de idade: ‘É um vício’, diz.

 


Uma menina alegre que conquistou o Brasil com seu jeito autêntico.
Durante os três meses que passou no Big Brother 2011, Maria Melilo amou, se divertiu, sofreu, chorou e amou de novo.
Com quase 22 milhões de votos, levou o prêmio de R$ 1 milhão de reais. Mas em meio à fama, veio a descoberta: a campeã do BBB tinha câncer de fígado.
“Foi logo depois do Big Brother que eu descobri a doença. Então, assim, a gente pode ter todo o dinheiro do mundo, mas se a gente não tem saúde, a gente não é ninguém”, conta Maria Melilo.
Já sabendo que estava doente, Maria estreou, em março de 2012, no humorístico Casseta e Planeta. Também fez participações em novelas.
Esta semana, ela teve que passar por uma cirurgia delicada para retirar um tumor do fígado. Neste sábado (9), um dia depois de ter alta, ela recebeu o Fantástico em casa.
 
Fantástico: Como é que foi para você receber essa notícia?
Maria Melilo: Quando eu recebi foi um choque porque você imaginar que você tem um câncer! Mas depois eu acabei entendendo a situação e eu sou uma pessoa muito otimista, muito positiva e eu falei assim ‘não, essa eu vou vencer’.

O câncer de fígado da Maria tem um nome complicado:  Hemangioendotelioma epitelióide hepático, o heh. São nódulos que crescem dentro das veias e artérias do fígado. É um tumor raríssimo. Atinge uma em cada 1 milhão de pessoas.

Fantástico: Quando você fez a cirurgia, você tirou todo o tumor?
Maria Melilo: Tirou 70% do fígado, tirou todos os tumores.

Um dia depois da operação, ainda no hospital, a ex-sister deu um depoimento à versão da internet da revista “Marie Claire”. Disse que se arrepende de ter usado anabolizantes, e acha que eles podem ter ajudado a desenvolver o câncer.

Fantástico: Por que você tomou hormônios? Pra ficar mais sarada, mais bombada, era isso?
Maria Melilo: Ah, eu tomei porque eu pensava na saúde por fora, naquela estética. Não pensava por dentro na minha saúde.

“Eu era magrinha, eu tinha 13 anos, comecei a malhar, aí com uns 20, 21 anos de idade comecei a tomar anabolizante, e aí não parei. Acho que foram sete anos ao todo, até os meus 26, 27 anos de idade”, revela Maria.
Hoje, Maria tem 29 anos. Parou de tomar anabolizantes há dois, quando descobriu a doença.

Fantástico: Depois que você começa, você começa a achar que nunca é suficiente né?
Maria Melilo: É, é um vício
Fantástico: Os médicos dizem isso.
Maria Melilo: É uma droga né? Eu acho que isso vicia. Você toma e cada vez você quer chegar a perfeição, cada vez você vai vendo o resultado, cada vez você quer tomar mais e mais e mais. E aí você começa a tomar coisas mais fortes, e quando vê já tá tomando várias coisas. E aí...
Fantástico: E depois pra largar, é como uma droga mesmo?
Maria Melilo: Depois pra largar eu tive que passar por essa doença.

O Doutor Marcelo Cruz é médico, especialista em câncer, não é da equipe que tratou de Maria Melilo, mas aceitou o convite do Fantástico para dar alguns esclarecimentos sobre o tipo de câncer que afetou a Maria.

Fantástico: A gente pode associar esse tipo de tumor ao uso de anabolizantes?
Marcelo Cruz, oncologista: É difícil fazer essa associação pela raridade do tumor. O que nós sabemos é que os anabolizantes - que são substâncias que devem ser evitadas ao máximo, não existe limite de segurança para se utilizar anabolizante - eles aumentam o risco de tumores no fígado.
Fantástico: E ele é agressivo?
Marcelo Cruz: De uma forma geral esse tumor é localmente agressivo. E em alguns casos ele pode sair do fígado e ir para outros órgãos. Mas de uma forma geral, em geral ele é mais localizado.

Na cirurgia de Maria, que durou 10 horas, todos os nódulos foram retirados. Ela não vai precisar de quimioterapia.

Fantástico: E hoje você tá curada?
Maria Melilo: Tô curada, graças a Deus. O fígado se regenera, então ele agora vai crescendo aos poucos até voltar ao tamanho normal, e sem tumores, sem o câncer.

Fantástico: O que você passou, te trouxe mais sabedoria?
Maria Melilo: Você depois que tem uma doença dessas, passa por isso, você dá valor em outras coisas. né? E é isso que tá acontecendo comigo.
Hoje, tudo mudou na vida de Maria. A história com Wesley e Mau Mau ficou para trás. Ela namora o Serginho, lutador de UFC, e sabe com quem pode contar nas horas difíceis.
Maria Melilo: Eu posso dizer que eu me senti abraçada pelos fãs, pela imprensa, pelas pessoas, pelos amigos, pelo carinho que eu vi nessa semana que eu passei essa cirurgia, que eu recebi. Não tem maior batalha na vida que você lutar pela vida, pela sua sobrevivência, que foi o que aconteceu comigo.

Nenhum comentário: