Contador de visitas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Hemomar realizará campanha de doação de sangue

Imirante.com, com informações da SES

Abertura da campanha ocorrerá nesta segunda-feira, às 9h.



Biné Morais/ O Estado

SÃO LUÍS - Com o tema "Solidariedade corre nas veias. Doe Sangue!", o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promove, de segunda-feira (25) a 30, a campanha de incentivo à doação de sangue em referência à Semana Nacional do Doador de Sangue. A abertura será às 9h de segunda-feira (25) na sala de recepção do Hemomar (Jordoa).
Na segunda-feira, celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Por isso, o lançamento da campanha que tem como finalidade mobilizar doadores em uma época na qual, geralmente, ocorre a diminuição no número de doações, enquanto aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências. PPor esse motivo, o Hemomar necessita manter estoque adequado ao atendimento de toda demanda hospitalar para transfusões de sangue.
Durante o período de campanha, o Hemomar espera aumentar a média diária de comparecimentos, com adesão de novos voluntários e retorno dos doadores regulares. "A participação da população é de extrema importância para manter estoque de sangue, especialmente neste período próximo ao fim do ano, quando é previsível a diminuição do número de doadores por motivo de festas e férias", alerta o diretor do Centro, Dario Nicolau.
Após o lançamento oficial da campanha, a partir das 10h, haverá ação de divulgação sobre doação de sangue no Shopping da Ilha. Na ocasião, serão feitas panfletagem e orientações em stande com participação do 4º Grupo de Escoteiros Visconde de Cayru e da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão.
Neste mesmo dia, a unidade móvel de coleta do Hemomar estará na empresa Vale, no Anjo da Guarda.No dia 26, a unidade móvel de coleta será direcionada para o Boqueirão, também na Vale, e, no dia 30, será a vez da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, receber a unidade.
Quem preferir poderá comparecer ao hemocentro, localizado na Rua 5 de Janeiro S/No, Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue: 0800-2806565 e 3216- 1134.
Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentado, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Para ser um doador de sangue, é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 67 anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg e apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial.

Nenhum comentário: