Contador de visitas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Dores nas pernas? Confira as causas e veja como tratar


Saiba como reconhecer e tratar este problema tão comum.
Na Mira com informações da assessoria

Google
Bem estar
Com a chegada das festas de final de ano vêm às compras, o que significa passar horas andando no shopping, entrando em diversas lojas até conseguir comprar todos os presentes para a família. Depois de um dia todo fazendo compras o cansaço vem á tona e uma dor incômoda nas pernas. Afinal, passar horas caminhando pode sobrecarregar os membros inferiores. Segundo o neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) Mauricio Mandel (CRM 116095), existem várias causas para as famosas ‘dores nas pernas’, entre elas as ortopédicas, circulatórias, reumatológicas e neurológicas. “As causas ortopédicas e reumatológicas são dores geralmente localizadas nos músculos, tendões, ossos ou articulações, podendo algumas vezes se espalhar para as regiões próximas, piorando com o movimento. Já as neurológicas são dores mais difusas que se manifestam com formigamentos, adormecimentos, queimação, pontadas, agulhadas, choques e alterações térmicas como calor no pé ou sensação de água fria correndo pela perna”, explica.

De onde vem a minha dor?
A dor nas pernas também pode ocorrer por excesso de esforço, problemas locais ou doenças sistêmicas.
Entre as diversas causas, a neuropatia periférica chama atenção por ser uma doença que está associada ao no sistema nervoso periférico, que é responsável por transmitir informações do cérebro e da medula espinhal para todas as outras partes do corpo. “Quem tem problemas de diabetes, doença renal crônica, carência de vitaminas, infecções como o HIV apresentam mais chances de desenvolver a neuropatia periférica”, disse o especialista.
Se você já foi diagnosticado com alguma dessas doenças e recentemente notou uma dor intensa nas pernas, procure um médico. “A maioria das pessoas tende ignorar essa dor por achar que é apenas um incômodo e que logo vai passar. Ao sentir uma dor muito forte nas pernas é importante procurar um médico para que seja feito um diagnóstico”, afirma o neurocirurgião.

Além disso, problemas como a hérnia de disco também pode sobrecarregar os membros inferiores. “A compressão de nervos localizados na coluna lombar por uma hérnia de disco provoca uma dor na região que irradia para as penas causando uma sensação de cansaço, formigamento e perda de sensibilidade”, ressalta o neurocirurgião.

Como tratar essa dor?
Quando a dor nas pernas está associada à neuropatia periferia o tratamento é feito a base de medicamentos para controlar os sintomas e também o paciente precisa levar um estilo de vida mais saudável. “Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços. Mas geralmente eles não trazem de volta a sensibilidade”, alerta o médico.

O consumo de álcool e drogas também pode piorar a dor. “Se você tem o hábito de abusar de bebidas alcoólicas, pare. O álcool assim como outras drogas podem provocar danos aos nervos”, destaca o especialista.
Nos casos de hérnia de disco, o tratamento está associado ao repouso, terapias físicas e reeducação postural. Analgésicos e relaxantes musculares são prescritos para cessar ou atenuar casos de dores nas pernas.

Nenhum comentário: