Contador de visitas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

'Quero fazer o que ainda não fiz', diz Renato Aragão, recuperado de infarto

Humorista recebeu alta na quarta-feira (2) após 2ª internação em 2 meses.
'Me excedi na emoção e nos drinks', diz, sobre festa que precedeu infarto.

Do G1 Rio, com informações do Fantástico
 O humorista Renato Aragão recebeu alta médica na última quarta-feira (2). Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, para o tratamento de uma infecção urinária com antibiótico venoso. Em março, Renato já havia sido internado em após ter um infarto do miocárdio depois da festa de 15 anos de sua filha, Lívian Aragão. O humorista recebeu o Fantástico em sua casa e disse que, a partir de agora, "quer fazer as coisas que ainda não fez".

Fantástico: Renato, como é que você está? Completamente recuperado?
Renato Aragão: Totalmente. Até melhor do que eu estava. Este susto foi muito grande. Agora eu vou aproveitar minha vida. Às vezes a pessoa diz: agora tem que tirar o pé do acelerador. Não, agora eu quero fazer o que eu ainda não fiz.

Fantástico: O que você, que marcou a vida de gerações, já está na história do humor brasileiro, da TV, é pai, avô, ajuda quem precisa, é embaixador do Unicef, o que o Renato Aragão quer fazer que ainda não fez?
   
Renato Aragão: Eu estou aí com uma série de surpresas. Porque eu fui convidado por uma dupla de teatro [Charles Möeller e Claudio Botelho], eles querem teatralizar o filme dos “Saltimbancos trapalhões”. O musical do Chico Buarque com aquelas músicas. E eu falei: nunca fiz teatro na minha vida, vamos fazer uma peça engraçada. E eu estou aqui, tranquilo, tranquilo, mas batendo os dentes.
Fantástico: Está com mais vontade, mais alegria, mais disposição?
Renato Aragão: Eu, na verdade, não sinto a idade que tenho. Eu sinto menos. A minha idade está muito maior do que a que eu sinto. Eu falo que estou com 70 e poucos anos, só cronológicos. Eu acho que eu não tenho esta idade.
Fantástico: A gente sabe que o Renato é muito diferente do Didi, do personagem Didi. A gente sabe que o Renato é mais retraído, tímido. O que o Renato, se pudesse pegar emprestado do Didi, pegaria pra si?
Renato Aragão: Tudo. Eu queria ser o que o Didi. Na verdade, aquela pessoa irresponsável, do bem, sem se preocupar com o futuro. O que ele fizesse naquele dia estava bom. Ele não armazena nada, o que ele quer é viver.
Eu queria ser o que o Didi. Na verdade, aquela pessoa irresponsável, do bem, sem se preocupar com o futuro."
Renato Aragão
Fantástico: É disso que se trata a vida, né?
Renato Aragão: Eu tenho uma frase do Charlie Chaplin. Não sei se eu me lembro dela. Diz: "A vida é como um teatro, mas que não permite ensaios, portanto cante, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e você fique sem aplausos". Eu nunca fui pensar na minha vida ter problema de coração.
Fantástico: Por quê?
Renato Aragão: Eu tenho uma alimentação de qualidade. Eu não como carne vermelha, fritura, gordura, doce, faço esteira.
Fantástico: O que aconteceu, porque você voltou pro hospital depois de ter tido alta? Desta vez por causa de uma infecção urinaria. Como é que foi isso?
Renato Aragão: Tudo começou no aniversário de 15 anos da minha filha. Eu estava lá, feliz da vida com as pessoas, meus convidados. E eu me excedi na emoção e nos drinks. De repente, eu comecei a passar mal sentindo uma coisa diferente aqui no peito. Acordei já no quarto do hospital, já bom, não sentindo mais nada. Depois eu voltei até para casa. Aí veio uma febre. Os médicos disseram: 'Vamos voltar que esta coisa não está boa não'. Eu peguei uma infecção urinária, muito forte.

Fantástico: A gente sabe que você é devoto de Santo Antônio, já beijou a mão do Cristo. Você já caminhou até Aparecida. Você pretende fazer um gesto especial por ter saído desse susto?
Renato Aragão: Eu não sei, nada disso que eu fiz foi planejado. Essa ideia de beijar a mão do Cristo aconteceu porque quando eu vim do Ceará para cá eu falei: puxa vida, estou aqui realizado. Tenho meu programa, estou fazendo meus próprios filmes. Tenho que agradecer a Deus. Então, muito obrigado é pouco. Então qualquer dia eu vou lá, está cedo ainda.
Fantástico: A gente vem visitar você e vê o reencontro com seu mundo afetivo. Quais os cantinhos preferidos da sua casa?

Renato Aragão: É tão difícil dizer isso. Porque eu adoro minha casa. Assim que eu voltei do hospital eu abracei minha casa, beijei. Ainda passei 15 dias com aqueles negócios na veia. Aquela coisa toda. Estava com saudade de casa.
Eu me sinto com 55 anos"
Autor
Fantástico: O Renato é um paciente que se cuida muito. Faz exercícios, ele não fuma, ele bebe apenas socialmente. E não tinha nenhuma história pregressa para doença cardiovascular.
Médico: Todo paciente que tem histórico na família de infarto do miocárdio, seja pai, mãe, tio, avó. Ele tem que estar atento.
Fantástico: O que você sentiu na hora do susto?
Lilian Aragão, esposa: Em momento algum me passou pela cabeça que o Renato não voltaria pra casa. Eu tentava avisar as pessoas. Falava assim: gente, ele está bem. Eu passei oito dias sem dormir e passaria o resto da minha vida.
Fantástico: Renato, você que é meu xará, sabe o significado do nome Renato?
Renato Aragão: Nascido duas vezes, é renascer. A gente que tem esse nome é chamado de renascimento todos os dias. Ainda bem. Porque eu achei que tinha sido Renato, de nascer duas vezes, porque uma eu já gastei.

Nenhum comentário: