Contador de visitas

sábado, 14 de junho de 2014

Devotos reverenciam Santo Antônio no último dia de festejo, no Centro

Muitas pessoas chegaram cedo à igreja que leva o nome do santo para pagar promessas por graças alcançadas.

Ontem, Dia de Santo Antônio, centenas de fiéis lotaram a igreja que leva o nome do santo, no Centro, para o encerramento do Festejo de Santo Antônio, que começou no dia 1º deste mês. Entre os devotos, muitas pessoas aproveitaram a data para pagar promessas pelas graças alcançadas e outras pediam a intervenção do santo para garantir a saúde de seus familiares.
A programação do último dia de homenagens ao santo começou cedo, às 5h. Logo nas primeiras missas do dia, a igreja ficou lotada. Muitos fiéis tiveram que acompanhar as celebrações de pé. Enquanto muitos aguardavam que os pães levados fossem benzidos, outros esperavam na porta da paróquia para receber as doações. À tarde, houve Santa Missa com a trezena de Santo Antônio, às 15h. Às 17h, foi realizada uma procissão pelas ruas do Centro e celebrada uma missa campal.
Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro, mas na manhã de ontem muitas pessoas agradeciam por ter alcançado graças relacionadas à própria saúde ou de familiares. Esse foi o caso do casal João Carlos Costa Santos e Francisca da Conceição de Santos. Os dois levaram a filha Maria Clara, de 1 ano e 7 meses, à Igreja de Santo Antônio para receber a benção do padre.
Segundo o pai da criança, eles recorreram a Santo Antônio depois de receber um diagnóstico que o braço da filha, que está quebrado, tinha grandes chances de ficar torto. Ele afirma, que por um milagre do santo, Maria Clara não corre mais o risco de ficar com sequelas no membro. “A mãe dela já era devota. E agora que precisou, ele atendeu. Viemos do Cohatrac para agradecer”, disse.
A aposentada Maria Gregória Carvalho, de 72 anos, foi uma das pessoas que também foi fazer orações de agradecimento a Santo Antônio no início da manhã. Ela vai à igreja todos os anos no dia 13 desde a sua infância, no município de Cururupu. “A devoção da minha mãe passou para a gente. Sempre que precisei dele, ele me atendeu com a fé em Deus primeiramente. Por isso, tenho dois santinhos na minha casa”, contou.
Crenças - Entre as missas, um grupo de caixeiras e um império fizeram uma apresentação na igreja. A apresentação fez parte de um pagamento de promessa do vigilante Gilmar Freitas Correia. Ele contou que a promessa foi feita pela mãe, que já é falecida. Para não ter que amputar uma das pernas depois de sofrer um acidente, ela recorreu a Santo Antônio e alcançou sua graça. Quando ela faleceu, o filho continuou a pagar a promessa.
Todos os anos, um festejo é realizado em homenagem a Santo Antônio e ao Divino Espírito Santo entre os dias 1º e 14 de junho. Além da apresentação na Igreja de Santo Antônio, no Centro, seria realizada uma grande festa no Bom Milagre para a comunidade. “Saindo daqui da igreja, teremos um almoço e jantar liberados. E amanhã (hoje), vamos fazer o derrubamento do mastro do Divino. É uma festa grandiosa”, disse Gilmar Freitas Correia.
Também participou das homenagens a Santo Antônio um grupo de umbandistas. Luiza do Nazaré Carvalho Marques, líder do grupo, contou que esse foi o segundo ano que ela e as crianças de 1 a 13 anos foram à igreja vestidos de branco e marrom para reverenciar o santo. Ela afirmou que para ser devota de Santo Antônio não é necessário mudar para o catolicismo e mesmo sendo umbandista o santo atende suas preces. “Eu ia fazer uma cirurgia e teria que usar cadeira de rodas. Graças a meu Santo Antônio e São Benedito, não precisei e estou curada. Por isso vim pagar minha promessa e quando chegar em casa, vai ter um almoço”, contou.
Segundo o padre Raimundo Meireles, a grande popularidade de Santo Antônio entre as mais diversas crenças se deve à sua conduta. “Antônio era um homem muito humilde e de intelecto elevado. Ele tinha uma espiritualidade profunda do conhecimento de Jesus Cristo. Ele começou a repassar alguns pães do convento para os pobres. Com sua simplicidade, alimentou muitas pessoas”, declarou.
O padre enfatizou ainda o motivo de o santo ser considerado casamenteiro. “É importante lembrar como esse homem viveu a experiência de santidade. Esse homem foi devotado à palavra de Deus. Santo Antônio buscou orientar os casais jovens e artesãos para que eles buscassem o matrimônio de uma forma verdadeira. Por isso, muitos vêm agradecer as bênçãos recebidas”, explicou.

Nenhum comentário: