Contador de visitas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jovens lutam para largar o vício do crack


  •  
Thiago Ramos,18 anos e Marcos, 23 anos, são de Araguaína.
O Centro terapêutico Casa de Davi. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
IMPERATRIZ – Com vontade de se livrar da dependência química do crack, os jovens Thiago Ramos, de 18 anos, e Marcos Antônio Barbosa, 23 anos, da cidade de Araguaína no Tocantins, decidiram buscar tratamento especializado no Centro de Recuperação Casa de Davi, em Imperatriz.
Hoje, os jovens têm como objetivo vencer a dependência às drogas e se dedicar a família, aos estudos, com o propósito de arrumar um bom emprego.
“Hoje penso diferente, Deus vem me mostrando que eu posso conseguir viver, e me curar. Gosto de tudo aqui na casa. Aprendemos que o foco é Jesus, e que é possível vencer as drogas e reconstruir a vida”, diz o jovem Thiago.

Thiago Ramos, de 18 anos, viciado em crack. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Marcos Antônio, decidiu procurar tratamento há cerca de 5 meses, por indicação de colegas.
“Resolvi mudar de vida, muitos conselhos me trouxeram até aqui em busca de tratamento contra o crack. Entrei no mundo das drogas sem pensar, e fiquei viciado. Aqui na Casa, melhorei muito meu temperamento, era explosivo com as pessoas. Hoje, deixei aquela abstinência”, conta.

Marcos Antônio Barbosa, 23 anos, resolveu buscar ajuda na casa de recuperação. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
O jovem Thiago Ramos conta que sofreu preconceito de amigos e se afastou da família ao usar drogas.
“Estava muito viciado, fazia de tudo para conseguir a droga. Minha família sentia vergonha de mim, não tinha mais amigos. O que me levou a usar crack foi a desobediência, influência. Tive também, uma perda muito grande, meu pai, passei a ser uma pessoa rebelde”, relata Thiago o que levou a usar drogas.
O coordenador Gildemar, já passou pela casa e conta um pouco de sua experiência.
“Cheguei aqui como a maioria destes homens, drogado, interno, excluído da família e da sociedade, sem sonhos. Aprendi em Deus, que quando se quer, é possível vencer, e venci. Hoje, estou ajudando outros homens a se libertarem deste mal, as drogas”, ressalta Gildemar.
Dificuldades
O Centro terapêutico “Casa de Davi”, localizado, na Vila Machado, periferia de Imperatriz, tem realizado um trabalho importante na recuperação de jovens e adultos que são dependentes químicos. O coordenador da Casa de Davi, Gildemar Fernandes, explica que o Centro Terapêutico passa por muitas dificuldades, tanto na estrutura como na questão de doações.

A casa que tem realizado um trabalho importante na recuperação de jovens, passa por dificuldades. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
“Temos muitas dificuldades, vai da vestimenta ao alimento. Estas pessoas vieram pra cá, com a roupa do corpo. Precisamos de doações. E sem falar que a chácara que foi cedida por um período de 5 anos, terá que ser devolvida”, afirma o coordenador.
Mais de mil pessoas já passaram pela Casa de Davi, e O tratamento na casa é feito por meio de método de laborterapia

Nenhum comentário: