Contador de visitas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Roseana autoriza a construção de Centros de Referência no MA


Governadora autoriza construção de 158 Cras e 18 Creas no estado.

Foto: Flora Dolores
A governadora Roseana Sarney assinou ontem, em solenidade no Palácio dos Leões, ordem de serviço para a construção de 158 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 18 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em 154 municípios do interior do Maranhão, com investimento de R$ 103 milhões de recursos do Estado. Participaram do ato o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, além dos prefeitos e secretários municipais de assistência social das cidades que receberão as obras.
Durante a solenidade, a governadora lembrou que muitos dos municípios contemplados com as obras já possuem Cras e Creas em funcionamento, mas com sedes que foram adaptadas para prestar os serviços, inclusive em prédios alugados, por isso ela determinou que as obras sejam executadas o mais rápido possível. “Determinei à minha equipe de governo que conclua as obras até dezembro. Com essa estrutura própria, os municípios poderão prestar atendimento mais humanizado à população”, afirmou.
Além de estrutura própria projetada especificamente para receberem os Cras e os Creas, os novos prédios serão entregues com mobiliário e equipamentos de informática, além de um carro com tração nas quatro rodas e duas motocicletas para melhorar a ida dos profissionais de assistência social até as famílias, melhorando com isso a chamada busca ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Estamos trabalhando nesse projeto desde 2013, captando os recursos, selecionando os municípios e agora estamos colocando em prática, pois sabemos da importância desses equipamentos sociais para melhorar a vida dos maranhenses”, disse Roseana Sarney.
Serviços - O principal serviço ofertado pelos Cras é a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O centro funciona como triagem e entrada de famílias em situações de vulnerabilidade e que necessitam de auxílio social para fazerem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no qual vão receber orientações e contribuições para o acesso aos seus direitos e melhoria de qualidade de vida.
Os Creas desenvolvem o trabalho de continuação do atendimento recebido no Cras. Oferecendo serviços de acolhida, escuta e reconstrução do ambiente familiar. Esses Centros de Referência Especializados podem ultrapassar o atendimento local, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta de atendimento.
A governadora ressaltou como os Cras e Creas vão modificar a economia dos municípios, para além dos serviços que eles prestam á população. “Desde as obras, que serão realizadas com mão de obra local vamos trazer um impacto positivo para essas cidades. Ajudando o cidadão a ter acesso a medidas socioeducativas, aposentadoria, reconhecimento de seus direitos e cadastro no Bolsa Família, vamos mudar a realidade socioeconômica dessas localidades”, destacou.
Ao todo, 154 municípios receberão as obras de construção dos Creas e Cras, entre eles estão três da Região Metropolitana de São Luís: Raposa, São José de Ribamar e a capital, onde serão construídos seis novos prédios. Para os prefeitos e secretários municipais de assistência social, as obras anunciadas pela governadora vão garantir a expansão dos serviços. “Este ano, já prestamos 3.457 atendimentos em Penalva. Com as novas sedes, poderemos desenvolver a atenção social básica e acolher melhor as famílias”, disse Rosângela Martins Reis, secretária municipal de Assistência Social de Penalva.
Parcerias - Fernando Fialho afirmou que a construção dos novos Creas e Cras são resultado da parceria das secretarias do Governo para melhorar a vida da população maranhense. “As secretarias de Direitos Humanos, Planejamento e as secretarias municipais de Assistência Social foram de grande importância para levarmos esse trabalho à frente, que permitem a interiorização dos avanços sociais, já que os Creas E Cras terão impacto diário na vida dessas famílias”, considerou.
O prefeito de Apicum-Açu, Claudio Cunha, falou da importância das parcerias para diminuir as desigualdades sociais. “Essa política do Governo do Estado, de trabalhar em parceria com os municípios, está sendo muito importante para diminuir os custos das prefeituras”, disse.

Nenhum comentário: