Contador de visitas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Secretário acredita na segurança de Pedrinhas. "Não é frágil"

"Foi preciso jogar, de fora para dentro do presídio, um caminhão" , disse Marcos Afonso.
Segundo a SSP, todos os fugitivos já foram identificados. - Divulgação
SÃO LUÍS – O dia depois de caminhão invadir e derrubar um muro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, foi para explicações por parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Na tarde desta quinta-feira (11), foi confirmada a fuga de 36 presidiários e a participação de seis pessoas no ato criminoso. O titular da pasta, Marcos Afonso, acredita que o ato foi premeditado e afirma que segurança do presídio não é frágil.
Em entrevista ao Imirante.com, o Secretário Marcos Afonso, explicou como aconteceu o ato criminoso da noite desta quarta-feira (10). “Eles serraram as grades da cela, e após a batida do veículo no muro, eles correram para o pátio e da li conseguiram se evadir do presídio. Eles estavam armados. Temos informações de uma arma longa no local e cinco pessoas estavam com armas curtas. Hoje na revista não foi encontrado nada. Mas, ontem nós conseguimos encontrar uma pessoa suspeita com um revolver 38. Nós estamos trabalhando para tentar recapturar todos os outros o mais rápido possível” pontuou.
O secretário disse que a segurança do presídio não é frágil, mas acredita que a parte externa precisa melhorar. “A segurança interna não é frágil. Até porque, foi preciso jogar, de fora para dentro do presídio, um caminhão. A parte interna está bem protegida. A parte externa nós estamos fazendo um levantamento para que não aconteçam mais fatos como este” disse.
Marcos Afonso disse que a ação da polícia militar conseguiu impedir uma fuga maior. “Quando ocorreu o fato, nós tínhamos 28 pessoas trabalhando na vigilância do presídio. Aí sim, acionaram a polícia e ela chegou de imediato e evitou uma fuga maior. Tudo foi muito rápido. No momento da fuga, as câmeras já haviam detectado o problema e logo em seguida todo o pessoal da área de segurança foi acionado e conseguimos impedir que outros conseguissem fugir,” finalizou.
Segundo a SSP, todos os fugitivos já foram identificados. A polícia realizará incursões para encontrar e recapturar os foragidos.
Entenda o caso
Na noite dessa quarta-feira (10), um caminhão invadiu o Complexo Penitenciário de Pedrinhas e derrubou parte do muro dos fundos do CDP, para resgatar detentos do presídio. O caminhão havia sido roubado durante a tarde de ontem, próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no bairro Cidade Operária.
Ainda na noite dessa quarta, a Sejap havia confirmado a fuga de apenas 6 presos. E informou, ainda, que um detento tinha sido recapturado, e quatro ficaram feridos durante ação da polícia, na tentativa de conter a fuga.
Na manhã desta quinta-feira (11), a Sejap informou, por meio de nota, que estão hospitalizados os detentos: José Fernando Silva Lobato, de 22 anos; Antonio José Nunes Furtado, de 40 anos; Antonio Miguel Filho, de 25 anos; Nailson Emmanuel Costa Silva, de 20 anos, feridos durante a contenção da fuga. Creilson Sodré Moraes, de 31 anos, que também foi ferido, recebeu, ainda na noite de quarta (10), os primeiros socorros e permanece no Complexo.
A nota informava, ainda, que durante essa quinta estava sendo realizada uma recontagem de todos os detentos dos pavilhões da unidade. Após esse procedimento, foi confirmado que 36 presos detentos conseguiram fugir do CDP, em Pedrinhas.

Nenhum comentário: