Contador de visitas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Secretário confirma a fuga de 13 presos do Presídio São Luís I

 

Quanto aos presos que pularam o muro, Affonso garante que todos foram contidos.

SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária (interino), Marcos Affonso Júnior, confirmou a fuga de 13 presos, na manhã desta quarta-feira (17), do Presídio São Luís I (PSL I).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Quanto à tentativa de fuga da Casa de Detenção (Cadet), o secretário garantiu que os presos que pularam o muro foram todos contidos e a evasão evitada.

Foto: Reprodução / TV Mirante.
Marcos Affonso, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (17), falou sobre a crise no sistema penitenciário e afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para o retorno da normalidade e que a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) está trabalhando conjuntamente com as polícias Civil e Militar no sentido de concentrar forças para maximizar as ações.

Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com
Entre as medidas, Marcos Affonso ressaltou o início do processo de transferência de presos da Penitenciária de Pedrinhas para o novo presídio São Luís, localizado na comunidade de Muruaí, na zona rural de São Luís. “Não detalhamos números, nem datas por questão de segurança (...). Essas transferências, segundo temos informações, estão promovendo as movimentações estranhas nos presídios”, afirmou.
O Presídio São Luís III é uma nova unidade que dispõe de 479 vagas. Ele detalhou, ainda, que serão abertas mais 737 vagas até o fim deste ano com a entrega do Presídio de Coroatá, que já está pronto; e dos Presídi
O secretário informa, ainda, que o Comitê de Gestão Integrada, composto por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, se reunirá nesta quinta-feira (18), às 15h, no Palácio dos Leões.
Entrega de cargo
Sebastião Uchoa entregou o cargo de secretário da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) na manhã desta quarta-feira (17). Por meio de nota, a governadora Roseana Sarney nomeou, interinamente, o secretário de Segurança Pública, delegado Marcos Affonso Júnior, para responder pela Sejap.
Sebastião Uchoa conduzia a Sejap havia 1 ano e 6 meses. A gestão do secretário foi marcada por muitos motins, fuga e morte de detentos.
Fugas em Pedrinhas
Uma fuga foi registrada na madrugada de hoje, no Presídio São Luís I, por meio de um túnel construído pelos detentos. Até o momento, ainda não foi confirmada a quantidade de fugitivos. Uma recontagem dos presos está sendo feita na unidade.
Por volta das 10h de hoje, mais detentos tentaram fugir do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, pulando o muro do presídio.
Semana passada
Esta é a segunda fuga registrada no presídio no mês de setembro. Na quarta-feira (10) da semana passada, um caminhão invadiu o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, para resgatar detentos do presídio. De acordo com a polícia, o caminhão havia sido roubado na tarde do mesmo dia, próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Segurança em Pedrinhas
O titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Marcos Afonso, acredita que o ato foi premeditado e afirma que a segurança do presídio não é frágil. Em entrevista ao Imirante.com, na semana passada, o secretário, explicou como aconteceu o ato criminoso da noite da última quarta-feira. “Eles serraram as grades da cela, e após a batida do veículo no muro, eles correram para o pátio e da li conseguiram se evadir do presídio. Eles estavam armados. Temos informações de uma arma longa no local e cinco pessoas estavam com armas curtas. Hoje na revista não foi encontrado nada. Mas, ontem nós conseguimos encontrar uma pessoa suspeita com um revolver 38. Nós estamos trabalhando para tentar recapturar todos os outros o mais rápido possível” pontuou.
O secretário disse que a segurança do presídio não é frágil, mas acredita que a parte externa precisa melhorar. “A segurança interna não é frágil. Até porque, foi preciso jogar, de fora para dentro do presídio, um caminhão. A parte interna está bem protegida. A parte externa nós estamos fazendo um levantamento para que não aconteçam mais fatos como este”, disse.
Diretor da Cadet é preso
Na última segunda-feira (15), o diretor da Casa de Detenção do Complexo de Pedrinhas (Cadet), Cláudio Henrique Bezerra Barcelos, de 45 anos, foi preso, pela Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic). O gestor é suspeito de ter recebido uma quantia para garantir a liberação de três presidiários do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
O, então, secretário da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa, se pronunciou sobre o assunto e, segundo ele, logo que a Sejap tomou conhecimento sobre possíveis irregularidades, solicitou à Polícia Civil que instaurasse um inquérito policial. “A equipe de inteligência da Sejap, juntamente com a Polícia Civil, vinha investigando alguns casos de irregularidades sendo cometido, em tese, pela direção da Casa de Detenção e por alguns servidores penitenciários que ainda virão à tona os nomes”, explicou Sebastião Uchoa.
Balanço
Segundo informações do Sindicato dos Servidores do Sistema Pentenciário do Maranhão (Sindspem-MA), mais de 90 presos já fugiram da penitenciária este ano.
Entenda o complexo
O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é formado por oito unidades prisionais: Penitenciária de Pedrinhas (PP); Casa de Detenção (Cadet); Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ); Centro de Detenção Provisória (CDP); Centro de Triagem (CT); Presídio São Luís I (PSL I); Presídio São Luís II (PSL II); e Centro de Reeducação e Integração Social das Mulheres Apenadas (Crisma) ou Presídio Feminino (PF).

Nenhum comentário: