Contador de visitas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dilma diz que vai tomar medidas para punir culpado por desvio na Petrobras

Neste sábado, ela admitiu pela primeira vez que houve desvio na estatal.
Ela repetiu que vai tomar todas medidas para ressarcimento dos recursos.

Marcelo Mora Do G1, em São Paulo
Dima Rousseff dá entrevista em São Paulo (Foto: Marcelo Mora)Dima Rousseff dá entrevista em São Paulo (Foto: Marcelo Mora)
 
A presidente Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores à reeleição, afirmou neste domingo (19) em São Paulo que vai tomar "todas as medidas" para punir os responsáveis por desvios de recursos da Petrobras e para garantir o ressarcimento dos valores aos cofres públicos. Neste sábado (18), pela primeira vez, ela admitiu que houve de fato desvio de recursos da empresa estatal.

arte petrobras (Foto: Editoria de Arte/G1) 
arte petrobras (Foto: Editoria de Arte/G1)
 
“O que não se sabe é quanto e quem fez. Isso não se sabe. Agora uma parte importante da minha declaração que eu gostaria que vocês [jornalistas] enfatizassem é que eu acho fundamental e vou tomar todas as medidas neste sentido para garantir o ressarcimento, para que quem desviou dinheiro seja punido e o dinheiro reverta para a Petrobras", declarou ela durante entrevista coletiva.
A presidente afirmou ainda que o que se tem, até o momento, são "vazamentos" sobre o assunto, e não informações oficiais. "Vaza de tudo quanto é lado. Não se sabe se os vazamentos são efetivos ou não, se são só essas pessoas ou se tem mais. Ninguém sabe de fato hoje enquanto isso não for divulgado pelo Ministério Público", acrescentou.
Questionada sobre ter citado Sérgio Guerra como supostamente envolvido nas denúncias que envolvem a Petrobras no último debate, Dilma declarou: “Eu disse o seguinte: ‘Veja você candidato [Aécio]. Agora o vazamento é sobre o Sérgio Guerra. O mesmo tratamento que você dá a algumas pessoas que são ligadas ao PT você vai dar ao Sérgio Guerra? Vai dar ao senador Cícero Lucena?’ É da mesma forma. Pau que bate em Chico, bate em Francisco. Se os vazamentos são pertinentes todo mundo está comprometido. Eu não acredito em vazamento”, afirmou ela.
Sobre o candidato Aécio Neves ter dito que iria processar sua campanha por insinuações ao comportamento dele em relação às mulheres, Dilma afirmou que o comportamento do oposicionista não é apenas com ela. “Da mesma coisa que ele acusou a candidata Lunciana Genro (PSOL) no primeiro tunro, ele me acusou do mesmo jeito. Nós mostramos uma realidade. Ele fez a mesma acusação, acusação grave para mulher. Ele chamou a nós duas de levianas. É disso que ele está querendo nos processar? Ele se processa a si mesmo, por que quem nos chamou foi ele. Tem de aprender a respeitar as mulheres”, afirmou.
Comunicado da Petrobras
Na sexta (17), a Petrobras informou que criou comissões internas para verificar "averiguar indícios ou fatos contra a empresa" relacionados às denúncias relacionadas à operação Lava Jato, e que está estudando medidas jurícidas para ser ressarcida pelos danos sofridos.
As afirmações estão em um comunicado enviado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em resposta a um pedido de esclarecimento feito pela autarquia por conta das notícias publicadas nos últimos dias sobre o assunto. É procedimento comum à CVM solicitar esclarecimentos sobre notícias que possam afetar as empresas que têm ações negociadas em bolsas de valores.
No comunicado, a empresa apontou que é reconhecida oficialmente pelas autoridades como vítima nesse processo de apuração, e vem prestando esclarecimentos para Polícia Federal, Ministério Público Federal e Poder Judiciário.
Paulo Roberto Costa
O ex-diretor Paulo Roberto Costa é um dos acusados na operação Lava Jato, que foi deflagrada no dia 17 de março deste ano em vários estados brasileiros e no Distrito Federal.
A operação investiga um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que pode ter movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Conforme a PF, a organização criminosa era liderada pelo doleiro Alberto Youssef.

Pesquisa
Pesquisa Datafolha divulgada na quarta (15) mostra que 80% dos eleitores brasileiros tomaram conhecimento das denúncias de corrupção na Petrobras. Ainda de acordo com o instituto, 66% acreditam que as denúncias envolvem pagamento de proprina a partidos políticos.
O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios nos dias 14 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01098/2014.
Pronatec e debate eleitoral
A presidente Dilma Rousseff negou ainda que haja descontrole no Pronatec. Segundo ela, isso não é verdade. "A própria Controladoria Geral da União (CGU) evidenciou isso. Pelo contrário. Fiquei satisfeita porque a Controladoria esclareceu perfeitamente que os cursos são fiscalizados e que nós temos de aperfeiçoar a fiscalização. E que não há nenhuma irregularidade na Pronatec", disse.
Sobre o debate desta noite na Record, a candidata do PT afirmou que ter "muitas propostas para apresentar". "É do meu interesse discutir propostas. Agora, é melhor que não haja (troca de acusações). E acho que é uma consideração para com quem nos escuta. Agora, acredito que um debate tem de se pautar e tem de ser resolvido entre as duas pessoas. Agora, é impossível escutar agressões, preconceitos e desrespeitos sem responder. Acredito que seria muito importante que a gente discutisse e debatesse", concluiu.

Nenhum comentário: