Contador de visitas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professores devem ter cuidados com a voz; especialistas dão dicas

 

Imirante.com conversou com especialistas e obteve orientações sobre uso correto do aparelho vocal.
Dividir as turmas em corredores ajuda na projeção da voz. - Divulgação
SÃO LUÍS – Essencial para alguns profissionais, a voz requer alguns cuidados. Um desses profissionais é o professor, que, para transmitir os conhecimentos aos alunos, acabam exagerando na projeção e, como consequência, têm alterações na voz. No Dia do Professor, o Imirante.com conversou com especialistas e obteve algumas dicas e orientações sobre o uso correto do aparelho vocal.
O otorrinolaringologista Rubens Santos ressalta a importância da hidratação, e ilustra: comparativamente, para que se tenha uma ideia, o esforço de um cantor de ópera é semelhante ao de um maratonista. A hidratação deve ser constante, sobretudo, na infância e terceira idade. Para um bom funcionamento da voz, a hidratação serve como óleo no motor de um automóvel. "Primeiramente, hidratação. Para turmas muito grandes, é muito bom eles fazerem um corredor dividindo a turma para se posicionarem mais próximos aos alunos; assim, eles diminuem o esforço vocal para que todos possam ouvi-lo. Os cuidados em casa: além da hidratação; evitar o tabagismo; o alcoolismo; fazer exercícios vocais; e ter, sempre, o acompanhamento periódico – não necessariamente mês a mês, mas pelo menos uma vez ao ano –, fazer uma avaliação fonoaudiológica também, para verificar como é que está o padrão respiratório dele, padrão vocal, se necessita de exercícios e quais exercícios", afirma – ouça a entrevista na íntegra.
Exercícios
A fonoaudióloga Dorlene Caldas – que dá dicas de cuidados com a voz na internet –, por sua vez, destaca a necessidade de aquecer e desaquecer a voz. "Eu sempre aconselho que é necessário, na realidade, que seja feito um aquecimento antes da aula; a gente aconselha que coma uma maçã, porque a maçã ajuda, também, na articulação, e quando eu articulo bem as palavras eu não causo tensão; e, ainda, desaquecer após a aula; ficar 15 minutos em silêncio já é um desaquecimento", explica.
Segundo a fonoaudióloga, os exercícios podem ser repetidos logo no início da manhã e no fim do dia. Há de se ter cuidado com o controle da respiração, que é feito com a diafragma – simplificando, a respiração deve ser com a barriga, e não com o peito. Dorlene Caldas destaca, também, a importância de manter a postura – já que, dessa forma a voz se projeta melhor – e evitar falar de costas para o aluno. "Dependendo do horário da aula, que faça durante o dia, mas que faça pelo menos uma vez no dia ele aqueça essa voz, desaqueça, tome bastante liquido, leve a garrafinha com água para que seja constante; se puder utilizar microfone, é interessante; e que use outros métodos, com os alunos ajudando, para estar diminuindo ele falar tanto, fazendo algumas pausas", diz.
Alimentação
Rubens Santos recomenda que, para manter a qualidade da voz, evite-se o consumo de alimentos condimentados – como pimenta e produtos enlatados – e massas, que podem provocar, mesmo que em baixo nível, o refluxo gastrointestinal, que nem sempre, alerta, vem apenas com uma queimação ou ardência. "Existe uma quantidade pequena que ultrapassa a barreira do esôfago, que é um dos órgãos por onde passam os alimentos, e acaba caindo na garganta, que é em cima da laringe. Então, é uma acidez que vai causando alterações estruturais, processo inflamatório e, aí, vem um hábito que é tão danoso quanto gritar muito que é o ato de pigarrear. É um impacto na prega vocal muito grande", esclarece.

Nenhum comentário: