Contador de visitas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Faltam 5 dias para o Enem: veja dicas para prova de ciências da natureza

Questões de biologia são mais afetadas pelas atualidades.
Em química e física, é importante dominar conceitos mais clás

Faltam cinco dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 8 e 9 de novembro, e a dica nesta contagem regressiva é para a prova de ciências da natureza que engloba as disciplinas de química, física e biologia. O G1 ouviu a professora de biologia Thaís Faccio da Oficina do Estudante, o professor de química Sergio Braga da Oficina do Estudante, o coordenador de física do Colégio Objetivo Eduardo Figueiredo e o coordenador de biologia do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello, para elencar os temas que podem ser cobrados na prova deste ano. Confira:
CRISE HÍDRICA E CICLO DA ÁGUA

Represa Jaguari-Jacareí na cidade de Vargem, no interior de São Paulo, onde o índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira é de apenas 5,3% da capacidade total (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)Represa Jaguari-Jacareí na cidade de Vargem, no interior de São Paulo, onde o índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira é de apenas 5,3% da capacidade total (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)
 
Ecologia é um tema muito presente na prova de ciências da natureza do Enem. Neste ano, uma das apostas dos professores, é a crise hídrica principalmente na Região Sudeste e o ciclo da água. Ainda dentro desta temática, há possibilidade de caírem perguntas sobre clima e a influência do desmatamento.
EBOLA E HPV

 Profissionais da saúde carregam corpo de uma pessoa que morreu com ebola em Freetown, capital de Serra Leoa, nesta quarta-feira (21) (Foto: Reuters/Josephus Olu-Mamma) Profissionais da saúde carregam corpo de uma pessoa que morreu com ebola em Freetown, capital de Serra Leoa (Foto: Reuters/Josephus Olu-Mamma)
 
Dentro de fisiologia humana, sempre presente nas provas do Enem, os temas que devem ser cobrados podem estar relacionados a atualidades como o ébola e a vacina contra vírus do papiloma humano (HPV). O coordenador Bellinello, do Objetivo, lembra que as questões devem abordar os assuntos como contextualização para cobrar conceitos do ensino médio, e não, especificamente sobre as doenças em si.
Causador da febre hemorrágica, o vírus do ebola é um dos mais mortais que existem. Ele mata até 90% dos infectados e ainda não há vacina nem medicamento disponível para uso na população.
Leia mais sobre o ébola
O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, e a transmissão é feita principalmente por relações sexuais. A partir do mês de março deste ano, o Ministério da Saúde passou a aplicar as doses das vacinas em meninas com idade entre 11 e 13 anos. Algumas pacientes relataram reações.
Assista reportagem sobre a vacina do HPV no Fantástico
HOMEM X MEIO AMBIENTE


Dentro de ciências da natureza, a disciplina de biologia é a única que é influenciada pelas atualidades, pois possui assuntos com uma abordagem mais atual. O professor Eduardo Leão, do Cursinho da Poli, lembra que a relação entre o homem e seu ambiente deve aparecer na prova. "Por isso o candidato deve ter atenção com temas como relações ecológicas, cadeiras alimentares, magnificação trófica (processo de intoxicação do ambiente em decorrência da ação do homem)."
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA E ONDULATÓRIA


Em química e física, é cobrado um conhecimento mais conceitual que não sofre interferência das atualidades. Por isso, além de antenado, o candidato que fará o Enem precisa, necessariamente, dominar os conteúdos do ensino médio. Em física, não deve esquecer ondas e fenômenos ondulatórios, potência elétrica nos resistores, conservação de energia, o princípio de Arquimedes e a lei da gravitação universal, segundo o coordenador Eduardo Figueiredo. É importante saber relacionar os conceitos físicos com o cotidiano, como por exemplo, saber analisar o consumo de energia elétrica de uma residência, por meio de uma conta de luz.
ÁCIDOS, BASES E SAIS


Em química, o aluno também tem de entender o uso das substâncias e saber relacioná-las com o meio ambiente. Deve dominar, principalmente, os conceitos da reação química, propriedades coligativas, saber fazer análise de gráficos de equilíbrio químico e reconhecer as funções orgânicas com álcool e hidrocarboneto, segundo o professor Sergio Braga, da Oficina do Estudante.
Braga lembra que é comum aparecerem questões que envolvem a química com o cotidiano, como o uso de pilhas caseiras o processo de oxiredução, e a oxidação primária do álcool, em química orgânica. "Uma questão bem tradicional sobre oxidação do álcool primária é quando a pessoa toma meia garrafa de vinho artesanal, guarda a outra metade e depois quando vai tomar novamente percebe que está azedo. Como explicar esse fenômeno? O que é ocorre é que o etanol foi oxidado a ácido carboxílico que é a acido acético presente no vinagre", afirma o professor.

Nenhum comentário: