Contador de visitas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Tragédia: diretor do Hospital do Câncer é morto a tiros em casa

O médico-cirurgião e ex-secretário Luiz Alfredo Netto Guterres, de 48 anos, foi alvejado durante assalto a sua residência na manhã de ontem.



O diretor do Hospital do Câncer, antigo Hospital Geral, o médico Luiz Alfredo Netto Guterres, de 48 anos, foi morto na manhã de ontem a tiros depois de reagir a um assalto dentro de sua residência, localizada na Rua Santa Quitéria, nº 11, Jardim Eldorado, área do Turu. No começo da noite, a Polícia Militar informou que três suspeitos de matar o médico foram presos - dois foram reconhecidos por um dos filhos de Guterres. Os policiais ainda estão em busca de outros dois suspeitos.
Foram capturados Nixon Richardson Ferreira Chaves e outros dois adolescentes, cujos nomes não podem ser divulgados. Eles fazem parte de quadrilha especializada em assalto a residência. Segundo informações da polícia, os suspeitos têm vínculo com a facção criminosa Bonde dos 40. Eles foram capturados após a inteligência da Polícia Civil conseguir localizar o rastro dos bandidos por meio do GPS do celular de Luiz Alfredo, que fora levado pelos criminosos.
A Polícia Técnica informou que o corpo da vítima apresentava marcas de mordidas nos braços e na orelha como ainda uma perfuração de bala no pescoço. O carro utilizado para fuga foi uma Pajero TR4, que foi localizada pela polícia estacionada em frente a uma clínica médica na rua 5, no São Francisco, no fim da tarde de ontem.
A coordenadora do policiamento da unidade do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente Rayanne Almeida, informou que a guarnição ficou ciente do fato via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) por volta das 10h30. No local do crime, testemunhas disseram à polícia que o médico estava vindo do Hospital do Câncer conduzindo um Cerato prata, de placas OJD 8341, e ao abrir o portão da sua casa os assaltantes invadiram a residência.
O grupo era composto por cerca de quatro homens e todos fortemente armados. Antes de o médico sair do carro, foi abordado pelos assaltantes. A vítima reagiu ao assalto e ainda conseguiu travar uma luta com os criminosos. No decorrer da ação, o médico acabou sendo alvejado no pescoço e morto dentro do terraço da sua casa. Após o crime, os suspeitos fugiram em alta velocidade em direção ao Turu.
Os vizinhos, que não se identificaram, falaram que ouviram gritos altos vindo da casa do médico e também escutaram o barulho de dois disparos de arma de fogo. Outras pessoas presenciaram o momento em que o veículo dos bandidos deixou a casa da vítima em alta velocidade, mas não conseguiram anotar a placa do carro. Eles também disseram que no momento do crime estavam a esposa e dois filhos de Luiz Alfredo Netto Guterres. Um dos filhos do médico tinha acabado de sair de casa para participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que ocorreu na tarde de ontem, em todo o país.
Outra versão - Há informações de que a vítima chegava em casa quando percebeu a presença dos bandidos. Ele fechou o portão da frente, mas os criminosos conseguiram arrombar a porta. Dentro da residência, três assaltantes seguraram o médico e um dos bandidos subiu até um dos quartos para render o restante da família.
O médico, ao perceber que havia uma arma apontada para a cabeça de um dos seus filhos, acabou reagindo ao assalto. Nesse momento, um dos criminosos acabou efetuando os disparos de arma de fogo em direção à vítima e, logo em seguida, o bando deixou o local em um Peugeot prata, de placas não identificadas, levando o celular do médico.
O médico Luiz Alfredo Netto chegou a assumir a pasta da Secretaria Estadual de Saúde e, no momento, era diretor-geral do Hospital do Câncer, na Madre Deus. Médico cirurgião competente, atuava desenvolvendo trabalho especial em companhia do secretário de Saúde, Ricardo Murad. Foi um dos profissionais da área de saúde que comandou a modernização do Hospital Geral e conduziu para ser transformado no primeiro Hospital do Câncer, no Maranhão. Anteriormente, a população maranhense contava apenas com o Aldenora Bello, no Monte Castelo; e a outra unidade, na cidade de Imperatriz.

Velório acontece no Pam Diamante

Antes de o corpo da vítima ser levado ao Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado, vários amigos e parentes do médico estiveram no local do crime. Um dos presentes, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad; o deputado estadual eleito, Adriano Sarney; o desembargador Jamil Gedeon Neto; comandante do Policiamento da Área Metropolitana I (CPAM I), coronel Alves; superintendente da Polícia Civil da Capital (SPCC), Leonardo Diniz; os delegados da Delegacia de Homicídios Guilherme Sousa Filho e Marcos Antônio Fonseca; e demais autoridades. Inclusive, profissionais da área de saúde.
Leonardo Diniz declarou que a Polícia Civil iria investigar o caso com mais precisão. Todas as linhas de investigação não seriam descartadas, ou seja, há possibilidade de ter sido um latrocínio, como ainda um homicídio. “A polícia vai colher todas as informações possíveis e até mesmo as imagens da câmera do sistema de segurança da casa da vítima como dos vizinhos serão analisadas, pois nenhuma linha de investigação vai ser descartada”, declarou. Já as outras autoridades não quiseram se pronunciar, no momento, sobre o caso, pois a maioria estava fortemente sentida pela perda da pessoa querida.
Somente ao meio-dia que o corpo foi removido ao IML e o velório está ocorrendo no Hospital Pam Diamente. Os médicos, autoridades e parentes da vítima começaram a chegar ao local ainda às 16h, mas o corpo ainda não tinha sido liberado.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) por meio de nota à imprensa, informou que está apurando o caso. A SSP informa que a polícia está atuando para identificar e prender os bandidos que assassinaram o diretor do Hospital do Câncer, médico Luiz Alfredo Guterres, crime cometido na manhã de ontem, durante tentativa de assalto em sua residência. "Estamos com as Polícias Civil e Militar mobilizadas. Os peritos do Instituto de Criminalística [Icrim] estão realizando levantamentos e já nos ajudam na investigação do caso, que está sob a responsabilidade da Delegacia de Homicídios. Estamos determinados em dar uma resposta rápida sobre esse crime, que chocou a todos", disse o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior."

Nenhum comentário: