Contador de visitas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Réveillon dará início à festa dos 450 anos do Rio com mensagem do Papa

Expectativa é de que 2 milhões de pessoas vão à orla de Copacabana.
Confira os shows, o esquema de trânsito e todos os detalhes da virada.

Do G1 Rio
Plano é escrever 'Rio 450 anos' com fogos no mar (Foto: Divulgação)Plano da prefeitura é escrever 'Rio 450 anos' com fogos no mar (Foto: Divulgação)
 
O maior Réveillon do mundo terá uma edição mais que especial na virada desta quarta-feira (31) para quinta (1º). Sob olhares admirados de público e turistas recordes (são esperados 2 milhões de pessoas e 800 mil visitantes), os 16 minutos de queima de fogos em Copacabana darão início oficialmente às comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa, completos em 2015. Como presente de aniversário, uma mensagem do Papa Francisco, que encantou e foi encantado pelos cariocas em 2013, na Jornada Munidal da Juventude, será exibida no telão antes do grande momento pirotécnico.
Importados da Espanha, os fogos terão um efeito inédito e escreverão "Rio 450" no céu, por duas vezes, para celebrar a data. O público vai se espalhar pelos quatro quilômetros de extensão de areia, do Posto 6 ao Leme, e nas pistas da Avenida Atlântica. Três palcos terão atrações musicais a partir das 18h. Seu Jorge, Maria Rita e Titãs estão entre as atrações principais. Outros 10 palcos serão espalhados por bairros da capital, de Niterói e de Duque de Caxias, que recebe o Estação Rio (veja a programação completa).

O clima promete não estragar a festa. A previsão é de mais um dia de sol e calor e sem pancadas de chuva na hora da virada do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve chegar aos 39°C e o céu permacenerá claro.
Trânsito
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio elaborou um esquema especial de trânsito para evitar transtornos durante a virada do ano em Copacabana. A partir das 7h desta quarta, a Avenida Atlântica será interditada junto à orla para a implantação da área de lazer. As faixas próximas aos edifícios terão inversão de mão, como ocorre durante fins de semana. A partir das 15h, toda a via será interditada.
Os acessos ao bairro serão fechados a partir das 18h, com objetivo de preparar a área para o evento. As vias que ligam Copacabana a Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo terão bloqueios, inclusive para moradores. Das 18h às 22h, apenas ônibus, táxis e veículos portadores do cartão trânsito livre poderão passar. Após o horário, só ambulâncias e carros da polícia e bombeiros circularão. A reabertura total será às 5h de quinta (1º).
A Avenida Atlântica segue totalmente fechada até as 10h, quando a pista dos prédios reabre com tráfego no sentido inverso, do Leme para Ipanema. Às 19h, o fluxo volta ao normal com a reabertura total das pistas da praia (veja mais interdições em outros bairros).

Esquema especial de trânsito para o Réveillon do Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)
Para acessar a área evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.
Metrô:
As estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório dão acesso a Copacabana. A venda pela internet já foi encerrada e o Metrô Rio montou esquema especial nas apenas seguintes estações para a compra dos bilhetes: Pavuna (esgotado), Central, Carioca, Largo do Machado e Saens Peña. O horário de funcionamento dos estandes de Carioca, Largo do Machado e Saens Peña é das 9h às 21h. Já na Central, os guichês funcionam das 10h às 21h.
Ônibus de linhas regulares: Mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade, destacando-se que somente poderão acessar o bairro de Copacabana até as 22h. Após o evento, os usuários de ônibus deverão se dirigir às três áreas de embarque que serão na Enseada de Botafogo, na Lagoa e na Avenida Vieira Souto.
Segurança e Serviços
Para que a festa da virada para 2015 ocorra da forma mais segura e ordeira possível, a Polícia Militar reforçou seu efetivo em 33%. Outra novidade para a virada de 2014 para 2015 na segurança será um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC) que ficará na Praia de Copacabana e, de acordo com a polícia, será capaz de identificar armas de fogo por meio de uma câmera especial, que registra imagens por meio do calor de  objetos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pela Polícia Militar.
A prefeitura terá representantes de diversas secretarias para fornecer ao público serviços de limpeza e de trânsito (saiba mais).

Fogos no Réveillon do Rio em 2014, em Copacabana (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Fogos no Réveillon de 2013 para 2014 em Copacabana (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Nenhum comentário: