Contador de visitas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Brasil lidera ranking de proteção a manguezais

O país atingiu o topo da lista graças a reservas no Maranhão e no Pará.
Divulgação / Codevasf
BRASÍLIA - No final de 2014, o Brasil passou a ter a maior faixa de proteção a manguezais do mundo, com 322 mil hectares. O topo da lista foi obtido graças à inclusão de três reservas extrativistas, no Maranhão e no litoral paraense: Cuinarana, Mestre Lucindo e Mocapajuba – além da ampliação da Reserva Marinha de Araí-Peroba.
A faixa, localizada no litoral paraense e com áreas também no Maranhão, já contava com oito reservas extrativistas e foi ampliada em 51%, passando de 213 mil para os atuais 322 mil hectares. Além disso, a área de manguezais protegidos aumentou em 41% e o número de famílias beneficiárias chegou a 34 mil, em um acréscimo de 22%.
Manguezal é uma zona úmida, definida como ecossistema costeiro, de transição entre ambientes terrestres e marinhos, característicos de regiões tropicais e subtropicais, sujeitos ao regime das marés. São considerados os ecossistemas com maior produtividade e biodiversidade do planeta, com uma capacidade de recuperação que serve de importante proteção às comunidades e atividades econômicas costeiras.
Os avanços foram possíveis com a ajuda do Projeto Manguezais do Brasil, criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de melhorar a capacidade do País de promover a efetiva conservação e uso sustentável dos recursos em ecossistemas deste tipo, a partir do fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e na designação de áreas de preservação permanente a todos os manguezais existentes em território nacional.
O projeto une a conservação do ecossistema à promoção da qualidade de vida da comunidade local e ao uso sustentável dos recursos naturais e recebeu o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Nenhum comentário: