Contador de visitas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Flamengo anuncia contratação de ex-volante do Sampaio

Jonas, de 23 anos, defendeu a Bolívia Querida nas últimas duas temporadas.
Divulgação / CR Flamengo
RIO DE JANEIRO – Depois de muitas reviravoltas e indefinições nas negociações, o volante Jonas, ex-Sampaio Corrêa, já sabe qual clube defenderá nesta temporada. O ex-camisa 5 da Bolívia Querida, que tinha sido confirmado como reforço do Corinthians e viu a negociação ‘melar’ nos primeiros dias de 2015, foi anunciado pelo Flamengo, na noite desta segunda-feira (26). O Rubro-Negro confirmou a contratação através de sua conta no Twitter, com fotos do volante assinando o contrato e vestindo a camisa de sua nova equipe.
Em sua primeira entrevista como atleta do Flamengo, Jonas vibrou com o acerto e destacou que toda a sua família torce para o clube carioca, o que faz com que a responsabilidade aumente. “Estou muito feliz. Graças a Deus, com muito esforço e trabalho, consigo o que almejei: jogar em um time como o Flamengo. A felicidade é muito grande, até porque minha família toda é flamenguista. Agora poderei vestir a camisa rubro-negra com minha família torcendo junto. Vou dar meu melhor”, disse o volante.
Revelação no Piauí e ídolo no Sampaio
Jonas tem 23 anos, nasceu em Teresina e começou a jogar futebol nas categorias de base do Fluminense (PI), mas fez a sua estreia profissional pelo Piauí Esporte Clube. Em 2012, defendendo o Comercial de Campo Maior, o volante marcou um gol contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, e chamou a atenção da diretoria do Sampaio Corrêa, que o contratou na temporada seguinte.
No Sampaio Corrêa, Jonas teve, como primeiro desafio, conquistar a vaga de titular no meio-campo, já que Robson Simplício e Dudu foram bem na campanha do título brasileiro da Série D. Mesmo em um time ‘pronto’, o piauiense mostrou seu valor, assumiu a titularidade e foi fundamental no vice-campeonato da Série C, que rendeu ao time maranhense o segundo acesso seguido no Brasileirão.
Titular absoluto do Sampaio desde então, Jonas teve um 2014 brilhante: além de conquistar o título maranhense no primeiro semestre, o volante foi o melhor jogador do Tubarão na disputa do Campeonato Brasileiro Série B, torneio que o time maranhense voltou a disputar depois de 12 anos. Apesar de não ter conquistado o acesso, já que o Sampaio terminou em 10º lugar, Jonas foi o atleta que mais fez desarmes na competição e figurou em diversas listas de melhores jogadores da Segundona.
O bom desempenho com a camisa do Sampaio quase rendeu a Jonas uma transferência ainda em 2014: ainda durante a Série B, Palmeiras e Grêmio mostraram interesse no atleta, assim como Cruzeiro, Fluminense, Flamengo e Corinthians, sendo que esses dois últimos protagonizaram a ‘novela’ da negociação.
A ‘novela’ com o Corinthians
Desde o final do Campeonato Brasileiro Série B, o Corinthians aparecia como favorito na briga pela contratação de Jonas e até anunciou a contratação no dia 29 de dezembro, mesmo com o bloqueio dos direitos econômicos do volante, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), devido a alguns problemas trabalhistas com o Sampaio Corrêa.
Mesmo sem vestir a camisa do Corinthians, Jonas já estava viabilizando o passaporte para se juntar ao elenco do time paulista, que estava em pré-temporada nos Estados Unidos. A imprensa nacional, por sua vez, destacou o talento do piauiense, que chegou a ser chamado de ‘Schweinsteiger do Maranhão’. O acordo, porém, travou: com brigas políticas e problemas com o empresário Eduardo Maluf, o Corinthians saiu da disputa por Jonas. Maior interessado depois do Timão, o Flamengo aproveitou a situação e fechou a contratação.
De acordo com Sérgio Frota, presidente do Sampaio, o clube maranhense vendeu 70% dos direitos econômicos de Jonas por R$ 1 milhão, mantendo outros 15%. “Vamos ver o que acontece com esses 15% que ainda temos. Acredito no potencial do Jonas. Se não acontecer nenhuma anormalidade, acredito que é um bom investimento”, disse.
A disputa pela titularidade no Flamengo
Apesar da empolgação pela contratação, Jonas não deve ser titular imediato no Flamengo. Na posição de primeiro volante, com foco na marcação, o Rubro-Negro conta com Victor Cáceres, titular da seleção do Paraguai, que é um dos jogadores mais regulares da equipe e tem a confiança do treinador Vanderlei Luxemburgo. Entretanto, o piauiense deve ter muitas oportunidades como titular ou no decorrer das partidas, já que o paraguaio costuma perder jogos por causa de suspensões ou convocações.

Nenhum comentário: