Contador de visitas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sem energia em hospital, médicos fazem ventilação manual em bebê

Gerador de hospital em Osasco funcionou por 5 horas e depois parou.
Eletropaulo disse que transformador falhou; Prefeitura investiga ocorrido.

Do G1 São Paulo
O Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, na Grande São Paulo, ficou sem energia elétrica entre segunda-feira (5) e a madrugada desta terça-feira (6). Das 16h até as 21h de segunda, um gerador garantiu o funcionamento, mas depois o aparelho desligou. Funcionários do hospital telefonaram doze vezes para a Eletropaulo até terem a demanda atendida.
Com o fim da energia do gerador, os médicos tiveram que improvisar para garantir o atendimento. Para manter um recém-nascido de 25 dias respirando, os médicos recorreram a um equipamento acionado manualmente. Sem energia, a incubadora e o equipamento que mantinha a respiração pararam de funcionar.

“A médica falou que ela é a bebê que mais corre risco no hospital. [Estou] desesperada. É uma coisa que não tem explicação. Você ver uma pessoa lutando pela vida e o hospital não tem energia”, desabafou a mãe da bebê, Viviane Evangelista da Silva.
 
Uma funcionária que não quis se identificar disse que a frequência cardíaca da criança caiu e que ela correu o risco de morrer.

Além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, o centro cirúrgico também foi afetado. Um celular foi usado por um médico para conseguir terminar uma cirurgia. "Todo mundo exposto a uma catástrofe mais grave", afirmou a funcionária.

Os corredores e quartos da área de internação ficaram completamente às escuras e mulheres em trabalho de parto foram retiradas do hospital às pressas. "Eu vou tentar levá-la para o Hospital das Clínicas. Ela está morrendo de dor. Ontem ela teve uma parada respiratória. Ela está sem fôlego e não podem medicar a menina porque não tem luz ", disse uma acompanhante.
O fornecimento de energia foi restabelecido à 1h45 depois que a Eletropaulo trocou um equipamento na rede. A empresa informou que a falha estava no transformador que alimenta apenas o hospital.
A Prefeitura de Osasco informou ter procurado a Eletropaulo e que investiga o ocorrido com o gerador da unidade de saúde. Nesta manhã, o funcionamento no Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar era tranquilo e a criança que utilizou um aparelho acionado manualmente pelos profisisonais, passava bem.

 

 

Nenhum comentário: