Contador de visitas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Após 1 semana de enchente, ruas na Zona Leste de SP seguem alagadas

Rio Tietê transbordou e água invadiu casas na Vila Itaim e Jardim Romano.
Nesta segunda-feira, caminhões da Prefeitura bombeavam água acumulada.

Do G1 São Paulo
Após uma semana do transbordamento do Rio Tietê e da enchente no distrito Jardim Helena, na Zona Leste de São Paulo, algumas ruas da Vila Itaim seguem alagadas. Segundo os moradores do bairro, a água começou a baixar em alguns pontos só nesta segunda-feira (23), e caminhões da Prefeitura ainda trabalham para bombear o que ficou acumulado.
Uma creche da Vila Itaim ficou fechada durante toda a semana e reabriu nesta segunda-feira após passar por uma limpeza. "Aqui a gente desinfetou tudo, fez uma boa limpeza pra poder atender hoje", explicou a diretora da unidade, Luciana Cesar Aguiar.
A família do desempregado Antônio Araújo tentou proteger móveis e eletrodomésticos, mas as paredes estufaram e vão precisar de reforma. Eles ficaram sete dias com os pés dentro da água suja e só nesta segunda-feira conseguiram limpar a casa.
Muitos moradores nem conseguiram sair de casa nos últimos dias. "Vou limpar aqui pra tirar um pouco do fedor, porque senão não aguenta comer nem nada", revelou a dona de casa Neusa Rosa Coelho.
Enchente
A enchente invadiu pelo menos 320 casas depois da chuva forte do dia 16 de fevereiro e o transbordamento do Rio Tietê, e moradores tiveram prejuízos. Segundo a Prefeitura, o alagamento ocorreu no distrito Jardim Helena, onde ficam os bairros Jardim Romano e Vila Itaim.
Na sexta-feira (20), a Prefeitura e o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE) decidiram que após o DAEE licitar a obra do "piscinão" que deve resolver o problema, a administração vai retirar 206 famílias das margens do rio. Isso deve ocorrer até o fim do ano.
Atendimento e cadastro
Ainda segundo a Prefeitura, desde a semana passada 180 agentes municipais trabalham na região para auxiliar os imóveis atingidos. As famílias foram cadastradas pela assistência social e as equipes distribuíram mil cestas básicas, mil colchões e mais de mil kits de limpeza. Na quarta-feira (25) haverá a distribuição dos kits restantes, de acordo com a administração.
Até esta segunda-feira, segundo a Defesa Civil, mais da metade da água já foi escoada, mas o bombeamento ainda está sendo feito nas vias atingidas, como as ruas Aramaçã, Ambuá, Manuel Martins de Mello e Gruta das Princesas.
Na noite do transbordamento, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta na região. Desde o sábado (21), a região está em estado de atenção.

Jardim Romano e Vila Itaim, na Zona Leste de SP, seguem embaixo d'água (Foto: Reprodução/TV Globo)Ruas do Jardim Romano e Vila Itaim, na Zona Leste de SP, ficaram alagadas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário: