Contador de visitas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Com pior enchente da história, Brasiléia, AC, decreta calamidade

Com 14,85 metros, nível do rio ultrapassa marca de 2012.
Mais de 1,8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Do G1 AC
Cheia do Rio Acre atinge 100% de Brasiléia (Foto: Andrey Santana/ Secom Acre)Cheia do Rio Acre atinge 100% de Brasiléia (Foto: Andrey Santana/ Secom Acre)
A cheia do Rio Acre atingiu nesta segunda-feira (23), 100% da cidade de Brasiléia (AC), distante 232 km de Rio Branco. Considerada a pior cheia da história da cidade, a prefeitura do município decretou estado de calamidade pública. O nível do manancial atingiu 14,85 metros nesta segunda, marca superior à registrada em 2012 (14,77).
De acordo com o governo do estado, 13 bairros foram atingidos diretamente pela cheia, parte da energia foi suspensa, o sistema bancário caiu e a comunicação via celular de três operadoras está interrompida. O número de famílias afetadas chega a 577, entre desabrigadas e desalojadas. Um total de 1.880 pessoas. Dentre o quantitativo de famílias, 251 estão desabrigadas. O rio está 3,41 metros acima da cota de transbordamento, que é de 11,40 metros. Em Epitaciolância, cidade vizinha, 60 famílias estão desabrigadas e 702 pessoas foram atingidas.
Por causa da cheia, o hospital Raimundo Chaar, localizado na Rua Prefeito Rolando Moreira, um dos locais atingidos pela enchente, está atendendo apenas procedimentos de urgência e emergência, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado.

A água também invadiu outros órgãos públicos, como o INSS, o Tribunal de Justiça, prédio do TRE.

Na noite desta segunda-feira (23), a Eletrobras Distribuição Acre interrompeu o fornecimento de energia para toda a cidade de Brasiléia. De acordo com a concessionária, a interrupção tem previsão para durar cerca de três horas, até que a Defesa Civil faça a limpeza dos balseiros na ponte que liga a cidade à Epitaciolândia.
Brasiléia está tomada pelas águas do Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom Acre)Brasiléia está tomada pelas águas do Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom Acre)
Xapuri decreta estado de emergência
A cerca de 44 km de Brasiléia, no município acreano de Xapuri, a Prefeitura decretou estado de emergência, nesta segunda-feira (23). Depois que o nível do Rio Acre chegou a 15,59 metros, ficando mais de dois metros acima da cota de transbordamento de 13,40 metros e cobrindo cerca de 15% da área urbana da cidade.

Ao todo, 280 famílias foram atingidas pela cheia no município, destas, 82 precisaram ser retiradas de suas casas. Nos abrigos públicos, encontram-se 59 famílias, o restante está na casa de amigos ou parentes.

De acordo com o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, a tendência é que assim como em Brasiléia, o rio continue a subir. "Está chovendo muito na região e dificilmente teremos vazante agora. O rio está subindo cerca de quatro centímetros por hora, estamos muito preocupados porque a situação está se agravando", afirma.


Nenhum comentário: