Contador de visitas

terça-feira, 14 de abril de 2015

Biometria facial será concluída no fim de abril, em São Luís

De acordo com a prefeitura, a biometria vai possibilitar o bilhete único.
De Jesus / O Estado (arquivo)
SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que a instalação da biometria facial no sistema de transporte público de São Luís será concluída até o fim deste mês.
O equipamento está instalado em 650 dos 1.100 ônibus que integram o sistema. A atualização tecnológica foi iniciada em janeiro deste ano.
A instalação da biometria facial está sendo realizada pela empresa Dataprom. "Estamos avançando na implantação da biometria facial e, com isso, reduzindo a fraude que anteriormente correspondia a até 35% da evasão de toda a renda e, atualmente, varia entre 20 e 25%", afirmou o secretário da SMTT, Canindé Barros.
Segundo o secretário, com a redução da fraude será possível trabalhar com um sistema equilibrado e um panorama favorável à realização da licitação. O lançamento do edital de licitação está previsto para ocorrer ainda no mês de maio. A lei autorizativa da licitação foi enviada para na Câmara Municipal de São Luís e aguarda parecer das comissões técnicas.
Segundo a prefeitura de São Luís, além do combate à fraude, a biometria facial vai proporcionar a instalação do bilhete único e mais conforto ao usuário, como a recarga a bordo, reivindicada principalmente por estudantes.
Para a SMTT, tem havido uma melhoria no sistema de transporte público, como a renovação da frota que antes tinha idade média de oito anos de uso. Com aquisição de novos ônibus, a média de ano de fabricação dos ônibus do sistema de transporte em São Luís está em 5,5 anos.
Articulados
Segundo a prefeitura, ainda esta semana serão retomados os testes dos coletivos articulados. Serão testados ônibus do modelo na linha integrada entre a zona rural e o terminal do Vinhais - Cohama.
Em março deste ano, a prefeitura deu início aos testes com ônibus articulados com previsão de concluir os estudos de viabilidade no prazo de até 50 dias.

Nenhum comentário: