Contador de visitas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Menino de 2 anos deixa hospital após nove cirurgias

Wesley nasceu com problema raro no coração. Médicos e enfermeiros se emocionaram na despedida do menino.

Vinte e dois de abril foi um dia especial. Dia de deixar o hospital, deixar para trás tantas lembranças difíceis. “Eu sempre falei: ‘eu vou sair daqui com meu filho nos braços’”, diz Elis Costa Macedo, a mãe de Wesley.
Em 15 de abril de 2013, o Wesley nasceu com quase três quilos, 45 centímetros e um problema de saúde raro: síndrome de hipoplasia do coração esquerdo.
Uma parte do coração do Wesley, o ventrículo esquerdo, não se desenvolveu como deveria e ficou praticamente sem função. O ventrículo esquerdo é a grande bomba do coração. Recebe o sangue que vem oxigenado dos pulmões e bombeia para todo o corpo.
O problema foi identificado quando o Wesley ainda estava na barriga da mãe. Começava a corrida para salvar o filho. Com só 12 horas de vida, o Wesley passou por uma primeira cirurgia para ajudar na circulação de sangue no coração. “Eu fui ver o Wesley praticamente cinco dias depois que ele tinha nascido”, lembra Elis. No álbum de fotos do Wesley, está o registro da primeira gargalhada, aos seis meses.
Nessa mesma época, o bebê entrou na sala de operação pela segunda vez. “Foram dez horas de agonia, dez horas de cirurgia”, conta a mãe.
Mas logo depois dessa segunda cirurgia, o coração começou rapidamente a perder as funções.
“O médico chega para você e fala: ‘não há mais o que fazer, a não ser o transplante, é isso ou nada’”, lembra a mãe.
O novo coração veio logo, em apenas uma semana. Mas, momentos antes de deixar a UTI “Ele apresentou um acidente vascular cerebral hemorrágico. Toda a parte direita do Wesley ficou parada. Braço, perna, não mexiam”, diz Carlos Ferreiro, coordenador da UTI Cardiopediátrica do HCOR.
Mais uma cirurgia, mais uma superação. Depois de retirar o coágulo do cérebro, o Wesley passou por sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos. “Ele não ficou com sequela neurológica nenhuma”, comemora Elis.
Ao todo, o Wesley enfrentou nove cirurgias. Ficou quase metade dos dois aninhos dentro do hospital, lutando pela vida.
“Essas crianças que ficam no hospital muito tempo com a gente, passam seis, sete, oito meses, acabam desenvolvendo uma relação emocional com todos nós muito forte”, diz o médico Carlos Ferreiro.
No dia 15 de abril, uma quarta-feira, o Wesley completou dois aninhos. O pessoal do hospital fez para ele um bolo de aniversário. Ele ainda estava no quarto, não podia receber visita de muita gente, porque ainda estava em recuperação e existia o risco de infecção.
Mas só uma semana depois do aniversário, veio o presente, o momento mais esperado pela família da Wesley: a alta do hospital. Depois de meses, ele vai finalmente para casa.
“Acho que nem palavras vão expressar o carinho e o amor que eu tenho por cada um de vocês. Obrigada gente”, diz Elis a equipe de médicos e enfermeiras. “É uma grande vitória para mãe e para a gente. Essa mãe forte do jeito que é”, se emociona a enfermeira Viviane Lino.
Em casa, quem dá as boas-vindas é o irmão mais velho, o Vitor. “Estava com muita saudade”, ele diz.
Fantástico: Você desejava isso? Chegar, colocar ele no bercinho que você comprou pra ele.
Elis Costa: Muito, porque nem quando ele nasceu a gente não montou berço.
Fantástico: Por quê?
Elis Costa: Porque a gente não sabia o que ia acontecer. Eu estou montando tudo. É o renascimento dele.
O Wesley ainda está com uma traqueostomia, um buraco feito na garganta para passagem de ar. Mas ela vai ser retirada em breve. Wesley vai continuar tomando remédios para evitar a rejeição do coração transplantado. “Me sinto realizada, completamente realizada. Eu enxergo o Wesley como símbolo de amor, de esperança”, diz a mãe.

Nenhum comentário: