Contador de visitas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Morre a pessoa mais velha do mundo, uma japonesa de 117 anos

Misao Okawa morreu de causas naturais, segundo emissora japonesa.
Ela era reconhecida como pessoa mais velha do mundo desde 2013.

Da EFE
Misao Okawa, a mulher mais velha do mundo (Foto: AFP Photo) 
Misao Okawa tinha 117 anos. (Foto: AFP Photo)
A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, morreu nesta quarta-feira (1º) aos 117 anos por causas naturais, informou a emissora pública japonesa "NHK".
Okawa morreu pouco antes das 7h (horário local, 19h de terça-feira, 31, em Brasília) no asilo de Osaka (oeste do Japão) onde residia, segundo disseram fontes médicas à emissora.
Desde fevereiro de 2013, Okawa era reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes, e desde agosto desse mesmo ano como a pessoa mais velha.
A mulher tinha celebrado seu 117º aniversário há quase um mês, em cerimônia que atraiu grande atenção midiática e recebeu a visita de parentes, vizinhos e autoridades locais.
Okawa nasceu em 5 de março de 1898 em Osaka, e tinha três filhos, quatro netos e seis bisnetos.
Seus segredos para a longevidade eram viver sem estresse, dormir pelo menos oito horas diárias e comer o que gostava e de forma abundante, segundo explicou em várias ocasiões aos meios de comunicação japoneses.

Até os 110 anos, Okawa era capaz de caminhar e cuidar de si mesma, embora nos últimos anos de sua vida se deslocasse em cadeira de rodas e estivesse internada em um centro geriátrico.
O homem mais velho do mundo é também um japonês, Sakari Momoi, que comemorou seu 112º aniversário no último dia 5 de fevereiro.

A japonesa Misao Okawa, reconhecida pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa mais velha do mundo, come bolo durante comemoração de seu aniversário de 117 anos em Osaka, Japão (Foto: Reuters/Kyodo) 
A japonesa Misao Okawa, reconhecida pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa mais velha do mundo, come bolo durante comemoração de seu aniversário de 117 anos em Osaka, Japão. (Foto: Reuters / Kyodo)

Nenhum comentário: