Contador de visitas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Shopping 'fantasma' no ABC paulista será demolido após 14 anos em ruínas

Fechado desde janeiro de 2001, Best Shopping passou anos abandonado.
Demolição em São Bernardo do Campo (SP) deve ocorrer em até 60 dias.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo
O prédio abandonado do Best Shopping, em São Bernardo do Campo, será demolido em menos de 60 dias, segundo representantes dos proprietários. Fechado desde janeiro de 2001, a construção de três pavimentos divididos em 8 mil m² se tornou uma dor de cabeça para moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade localizada na Grande São Paulo (assista ao vídeo acima).
Fundado em julho de 1986, o empreendimento chegou a receber média de 5 mil pessoas por semana e até 10 mil aos fins de semana, o que era um marco para a época. Nos 14 anos em que ficou abandonado, o prédio serviu de casa para moradores de rua, usuários de drogas, para skatistas, pichadores, grafiteiros, praticantes de esportes radicais, como parkour, treinamento militar e há relatos até de rituais macabros.

Best Shopping no início dos anos 2000 e atualmente (no destaque); fachada continua, mas por dentro é só ruína (Foto: Arquivo/Diário do Grande ABC/Glauco Araújo/G1) 
Best Shopping no início dos anos 2000 e atualmente (no destaque); fachada continua, mas por dentro é só ruína (Foto: Arquivo/Diário do Grande ABC/Glauco Araújo/G1)
"De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros", disse Zenilson Gurgel, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.
O tão esperado anúncio da demolição do que sobrou do Best Shopping foi feito pelo advogado do empreendimento, Marco Alexandre. “Assumi o Best Shopping há quatro anos com o objetivo de unificar as 192 matrículas de proprietários das lojas. Para fazer qualquer ação, como a demolição do prédio, é preciso ter até 80% do quórum e chegamos a 92% desses proprietários, mais a massa falida da construtora.”

Parte interna das ruínas do Best Shopping, em São Bernardo do Campo (Foto: Glauco Araújo/G1)Parte interna das ruínas do Best Shopping, em São Bernardo do Campo (Foto: Glauco Araújo/G1)
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, disse que o modelo de gestão do Best Shopping não deu certo. “Cada lojista era dono do seu espaço e isso provocou uma inadimplência muito grande e a construtora acabou entrando em falência. Essa chaga que existe em São Bernardo do Campo terá um fim.”

Ezaú; shopping (Foto: Glauco Araújo/G1)
Denise Gil Bilha, 56 anos, é sindica de um dos prédios residenciais no entorno do Best Shopping e disse que tem medo de andar “Não consigo e não ando aqui, nem minhas filhas. Em função do prédio abandonado, como está, minha família não anda a pé aqui. Já soubemos de casos de assaltos e outros crimes.”
Segundo ela, já foram registrados vários crimes na região e a demolição do prédio deve melhorar a segurança dos moradores. “Já vimos assaltos a mão armada, roubo de carro, de celulares, estupros, abandono de carro roubado aqui perto.”

Restos de decoração do Best Shopping permanecem no local (Foto: Glauco Araújo/G1)Restos de decoração do Best Shopping permanecem no local (Foto: Glauco Araújo/G1)
Ezaú Oliveira de Brito, 55 anos, é vigilante do prédio durante alguns dias da semana há oito meses. “O mais difícil é manter o cercado do prédio. De vez em quando aparece alguns casais fazendo sexo aqui, consumindo drogas. Tem até quem faz trabalho de magia negra.”
Ele lembra que em 1992 frequentou o Best Shopping e chegou a comprar o terno para seu casamento. “Tomei um susto quando vi. Não sabia que o prédio estava tão abandonado assim.”

Best shopping advogado Marco Alexandre (Foto: Glauco Araújo/G1)
Os moradores vizinhos estão ansiosos e apreensivos com a possibilidade da demolição do Best Shopping. Segundo eles, já ocorreram outras promessas de que o prédio seria destruído e não aconteceu. “Temos vários estudos do que pode ser construído neste espaço, mas o primeiro passo é colocar o prédio no chão. A demolição sai”, disse o advogado.
Jorge Assad, 51 anos, é vizinho do prédio abandonado e disse que só acredita na demolição quando olhar os escombros. “Aqui era um ponto de confraternização de moradores da região. Depois do fechamento do shopping passamos a conviver com um cenário urbano deprimente. Esperamos que o que for construído aqui leve em conta o trânsito já saturado e que não provoque mais caos na região.”

Ruínas do Best Shopping, em São Bernardo do Campo (Foto: Glauco Araújo/G1)Ruínas do Best Shopping, em São Bernardo do Campo (Foto: Glauco Araújo/G1)
 
Vista aérea do shopping em ruínas em São Bernardo do Campo (Foto: Glauco Araújo/G1)Vista aérea do shopping em ruínas em São Bernardo do Campo (Foto: Glauco Araújo/G1)
 
Pichações tomam conta das ruínas do antigo Best Shopping (Foto: Glauco Araújo/G1)Pichações tomam conta das ruínas do antigo Best Shopping (Foto: Glauco Araújo/G1)
 
Carcaça da escada rolante ainda está no local (Foto: Glauco Araújo/G1)Carcaça da escada rolante ainda está no local (Foto: Glauco Araújo/G1)
 
Detalhe das pixações no antigo estacionamento do shopping (Foto: Glauco Araújo/G1)Detalhe das pixações no antigo estacionamento do shopping (Foto: Glauco Araújo/G1)
 
Interior do shopping está cheio de entulho (Foto: Glauco Araújo/G1)Interior do shopping está cheio de entulho (Foto: Glauco Araújo/G1)
 
O Best Shopping está fechado desde 2001 e o local virou ponto de pichadores e grafiteiros (Foto: Glauco Araújo/G1) 
O Best Shopping está fechado desde 2001 e o local virou ponto de pichadores e grafiteiros (Foto: Glauco Araújo/G1)

Nenhum comentário: