Contador de visitas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ITZ: produtores podem ter rebanho vacinado gratuitamente

Os interessados devem procurar uma associação de produtor rural e fazer o cadastro.
IMPERATRIZ – Os produtores rurais de Imperatriz, que fazem parte do Programa Agricultura Familiar, podem ter o rebanho vacinado contra brucelose gratuitamente. Os interessados devem procurar uma associação de produtor rural mais próxima e fazer o cadastro.
Após o cadastro, o produtor deve fazer um requerimento da vacinação. As associações são responsáveis pelo encaminhamento do pedido para a Secretaria de Agricultura e Pecuária, que, em parceria com Aged vai até as propriedades vacinar os rebanhos.
Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Hélio Gregório, a vacina é destinada para bezerras com idades entre três e oito meses. A aplicação é feita pelos técnicos da Secretaria Municipal de Abastecimentos e Produção (Seaap), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adeg).
Em média, 150 bezerras são vacinas por mês em Imperatriz. Neste segundo semestre, produtores dos povoados Centro Novo, Camaçari, Água Boa, Bebedouro, Vila Conceição II e II, Petrolina, Lagoa Verde, 1.700 e Olho D’Água tiveram os rebanhos vacinados.
A brucelose é uma doença crônica, que atinge bovinos, caprinos, suínos, cães, ovinos e equinos, além disso, coloca em risco a saúde humana. Conforme determinação do Ministério da Agricultura, somente técnicos e veterinários podem fazer a vacinação de animais.

Nenhum comentário: