Contador de visitas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Chuva em Curitiba causa acidentes, alagamentos e brigas nas ruas

Árvore caiu em um estacionamento e houve alagamentos na região central.
No Rebouças, comerciantes reclamam da falta de educação de motoristas.

 Do G1 PR

A chuva que caiu durante a tarde desta quarta-feira (21), em Curitiba, causou estragos, brigas de trânsito e uma queda brusca de temperatura, em um dia que começou ensolarado. Segundo o Instituto Simepar, apenas durante a tarde choveu mais da metade do que era esperado para todo o mês de outubro.
Os bairros mais atingidos foram na região norte, no entorno do Parque Barigui, o Centro e algumas áreas dos bairros Santa Quitéria, Água Verde, Rebouças e Juvevê. Houve alagamentos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), um no Santo Inácio e o outro, no São Braz. Equipes da Defesa Civil foram ao local para verificar a situação e retirar as crianças das creches. Uma árvore também caiu em uma escola municipal na CIC; Já outro colégio, no Orleans, corre o risco de desabar. Não há registro de feridos.
Em menos de uma hora, a temperatura caiu de 31°C para 18°C. No Centro, quem passava pelas ruas teve que correr para não se molhar, já que a maioria dos moradores foi pega de surpresa pela tempestade.
No bairro Juvevê, uma araucária caiu em um estacionamento por pouco não atingiu os carros que estavam parados. Ninguém estava no local no momento do incidente, por isso, não houve feridos. No mesmo bairro, dois carros acabaram batendo.
Alagamentos e falta de educação
Na Rua 24 de Maio, no bairro Rebouças, houve alagamento. Muitos motoristas, para evitar estragos nos carros, acabaram subindo nas calçadas. “É que sempre tem uns engraçadinhos que ficam apertando, querendo empurrar. E eu não vou perder o motor do meu carro porque tem alguém apressado. Então, eu tiro o carro da frente para ele poder passar”, diz o aposentado Massin Calixto.
O manobrista Osvaldo Barbosa conseguiu passar pelo alagamento, mas o carro não resistiu e apagou alguns metros depois. “Todo mundo passou, eu passei e olha só o resultado agora. Vou esperar esfriar para chegar em casa e chamar alguém”, diz.
Comerciantes também reclamaram dos alagamentos. Para eles, um dos principais problemas foi a falta de educação de alguns motoristas que passavam em alta velocidade pelas áreas alagadas, formando ondas e levando ainda mais água para as lojas. “Vindo devagar com os carros, beleza. Só que a turma abusa, passa correndo”, reclama João Edson Vilek, dono de uma lanchonete, também no Rebouças.
Um vídeo mostra o desespero dos comerciantes da região que, irritados com o motorista de um jipe, acabam atirando pedras e dando pauladas contra o carro. Segundo eles, o dono do carro passava em alta velocidade pela rua alagada. Só nesta terça, ele teria feito a brincadeira cinco vezes, segundo os moradores da região. “Fazem onda. O problema não é só a água. Quando fazem onda, entra água nos carros, no comércio. Passam se divertindo, filmando para mostrar que o carro passa na água. E é toda vez, sempre as mesmas pessoas”, lamenta um morador da região.
Motoqueiro passa por rua alagada em Curitiba, no Paraná. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná a cidade registrou um volume de chuva de 28 milímetros (Foto: Franklin de Freitas/Estadão Contéudo)

Motoqueiro passa pela calçada em rua alagada em Curitiba, no Paraná
(Foto: Franklin de Freitas/Estadão Contéudo)
Chuvas no estado
Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta terça-feira, a chuva que atingiu o estado na terça-feira (20) e nesta quarta (21) prejudicou 1.111 pessoas. O levantamento foi divulgado no fim da tarde desta quarta. Pelo menos seis pessoas tiveram que sair de casa após os estragos causados pela chuva.
Ainda conforme a Defesa Civil, 211 casas foram danificadas. Em todo o estado, 16 municípios relataram problemas com o temporal. Uma pessoa chegou a ficar ferida em Barracão, no sudoeste do Paraná.
Previsão do tempo
O tempo deve continuar instável em todo o estado na quinta-feira (22). De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), deve chover mais forte nos Campos Gerais, na capital e também no litoral do estado. Pode chover também, mas com menos intensidade, nas regiões central, oeste e sudoeste. No noroeste, a previsão é de tempo nublado, sem chuva.

Confira as cidades mais atingidas:
Barracão
Campina Grande do Sul
Chopinzinho
Colombo
Curitiba
Enéas Marques
Ivaí
Mallet
Mandirituba
Matelândia
Pato Branco
Pérola do Oeste
Prudentópolis
Santa Helena
Santo Antônio do Sudoeste
Sarandi

Nenhum comentário: