Contador de visitas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Estudo usa braço de cadáver para testar se mão evoluiu para dar socos

Hipótese é que mão humana evoluiu para poder dar socos sem se fraturar.
Em pesquisa, braços de homens mortos bateram em halteres acolchoados.

Do G1, em São Paulo
 
 Fotos mostram mão de uma pessoa viva dando socos com o punho fechado, com o punho aberto e tapa: experimento foi conduzido com cadáveres  (Foto: David Carrier/University of Utah)

Fotos mostram mão de uma pessoa viva dando socos com o punho fechado, com o punho aberto e tapa: experimento foi conduzido com cadáveres (Foto: David Carrier/University of Utah)
Para testar se o formato da mão humana - com palmas menores e dedos mais longos e fortes em comparação a outros primatas - evoluiu dessa forma para permitir que os homens dessem socos uns nos outros, cientistas usaram um método peculiar. Fizeram braços de cadáveres dar socos e tapas em um halteres acolchoado.
Atualmente, acredita-se que a mão humana tenha evoluído de forma a permitir uma maior destreza para manipular objetos e executar atividades. O grupo liderado pelo pesquisador David Carrier, da Universidade de Utah, sugere que a evolução também se deu para proteger os ossos da mão de fraturas durante uma briga.
"Sugerimos que as proporções da mão, que permitem a formação de um punho, pode nos dizer algo importante sobre nossa história evolucionária e quem nós somos enquanto espécie", diz Carrier. "Se nossa anatomia é adaptada para brigar, precisamos saber que sempre seremos assombrados pelas emoções básicas e comportamentos reflexivos que com frequência não fazem sentido - e são muito perigosos - no mundo moderno."
Experimento
Para testar a hipótese, os pesquisadores criaram um experimento para verificar se um punho cerrado é capaz de proteger os ossos do metacarpo (palma das mãos) de se fraturarem durante uma briga, ao reduzir o nível de impacto durante a batida.
Os cientistas adquiriram, então, nove braços de cadáveres de homens para fazer o experimento. Eles vieram tanto do programa de doação de corpos da universidade como de uma empresa privada, mas só oito puderam ser usados porque um deles tinha artrite.
Eles testaram o efeito do impacto dessas mãos contra um halteres acolchoado em casos de socos e tapas. Os resutlados mostram que humanos podem bater com 55% mais força com um punho fechado do que com um punho semi-fechado. Em comparação a um tapa com a mão aberta, o punho fechado pode ter até duas vezes mais força.
A equipe de pesquisa sugere que os resultados mostram que a evolução da mão humana não apenas permitiu uma maior destreza manual, mas também tornou possível usar a mão para dar socos durante uma briga.

Nenhum comentário: