Contador de visitas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PM exonera comandante responsável por área onde jovens foram baleados

Coronel Jorge Fernando de Oliveira Pimenta assumirá 41º BPM.
Segundo parentes, PMs tentaram forjar flagrante para incriminar os jovens.

Do G1 Rio
Tenente coronel Marcos Netto foi exonerado do cargo após morte de cinco amigos em Costa Barros (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Tenente coronel Marcos Netto foi exonerado do cargo após morte de cinco amigos em Costa Barros (Foto: Reprodução/ TV Globo)
O comandando geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro exonerou na manhã desta segunda-feira (30) o tenente-coronel Marcos Netto, comandante do 41º BPM (Irajá), informou a corporação. De acordo com a corporação, ele foi afastado em razão da morte de cinco amigos fuzilados por agentes na região de Costa Barros no último sábado (28).
"O comandante geral exonera o tenente coronel Marcos Netto do Comando do 41°BPM, em razão dos últimos lamentáveis acontecimentos envolvendo policiais sob o seu comando que conflitam com as orientações do Comando da Corporação.  A exoneração é resultado do esforço que a Corporação já vinha  desenvolvendo ultimamente no sentido de mudar padrões operacionais de Unidades em áreas conflagradas", diz nota da PM sobre a exoneração.
Homens do 41º BPM já tinham se envolvido num episódio polêmico em outubro depois que um sargento atirarou em duas pessoas que estavam numa moto, depois de confundirem um macaco hidráulico que eles levavam com um fuzil. Durante o Bom Dia Rio, Netto classificou o episódio que culminou com o assassinato dos jovens como "excessão", admitiu que a ação dos seus comandados foi "desproporcional" e garantiu que os policiais seriam punidos. "Tudo isso será esclarecido com o Inquérito Policial Militar e também no inquérito instaurado na Polícia Civil. Temos a certeza do que eles fizeram e serão responsabilizados por isso, não há dúvida", disse o coronel Marcos Netto, em entrevista ao Bom Dia Rio.
Ainda segundo a PM, o comando do 41º BPM (Irajá) será assumido pelo tenente coronel Jorge Fernando de Oliveira Pimenta, que atualmente comanda o 32º BPM (Macaé).
Enterro
Os corpos dos cinco amigos de infância mortos após o carro em que estavam ser alvo de inúmeros disparos na Estrada João Paulo, na altura da curva do Vinte, em Costa Barros, no Subúrbio do Rio, vão ser enterrados no cemitério de Irajá na tarde desta segunda (30).
De acordo com familiares, Roberto de Souza, 16 anos, Carlos Eduardo da Silva Souza, 16, Cleiton Corrêa de Souza, 18, Wesley Castro, 20, e Wilton Esteves Domingos Junior, 20, tinham passado a tarde no Parque de Madureira, na Zona do Norte. Na volta, eles foram para a casa dos irmãos Wilton e Wesley e resolveram sair novamente para fazer um lanche, quando foram surpreendidos por policiais militares. Quatro PMs foram presos suspeitos do crime e responderão perante a Justiça comum e perante a Justiça Militar. Três deles responderão por homicídio doloso e fraude processual e um deles por frande processual.

Dor e sofrimento
O olhar perdido e sofrido não ameniza o desejo de justiça de Jorge Roberto Lima e Penha, de 50 anos, pai de Roberto de Souza Penha, um dos assassinados. "Aquilo que aconteceu lá foi uma execução. Tudo que eu planejei na vida caiu. Essa perda não tem mais volta, mas eles precisam pagar pelo que fizeram", afirmou Jorge, que trabalha como montador da Odebrecht e faz faculdade de Direito.
“Estou sem chão. A ficha só caiu no dia seguinte de manhã quando meu filho de 21 anos me chamou e me deu um abraço. Lá, na hora, não estava acreditando no que estava vendo. Eles ainda tentaram forjar um flagrante”, disse Jorge.
Os rapazes tinham saído para comemorar o primeiro salário de Roberto como Jovem Aprendiz no Atacadão de Guadalupe. "Era tudo trabalhador. O meu filho começou a trabalhar agora no Atacadão, jovem aprendiz, primeiro emprego. Estava rindo à toa, estava de bem com a vida. O primeiro salário que recebeu foi brincar no Parque de Madureira com os colegas dele. Mais tarde tem essa notícia triste", lamentou Jorge.
Segundo Érika Esteves Domingos, tia de Wilton e Wesley, os policiais chegaram a ameaçar a mãe de Wilton com um fuzil. "Minha cunhada queria ver o filho dela dentro daquele carro, mas o PM botou o fuzil na cara dela e disse que ia atirar em quem se aproximasse do carro. Quando chegamos deu para ver que o Wilton e o Carlos estavam agonizando e ainda estavam vivos. Pedimos para socorrer, mas eles não deixaram", contou Érika, ressaltando que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região fica a menos de 50 metros do local e ainda era possível tentar socorrer a dupla.
    Carro dos rapazes ficou com diversas marcas de tiro. (Foto: Janaína Carvalho / G1)

Carro dos rapazes ficou com diversas marcas de tiro. (Foto: Janaína Carvalho / G1)
De acordo com relatos de vizinhos e familiares, os policiais tentaram forjar um auto e resistência e colocaram uma arma embaixo da roda esquerda do carro. "Eles disseram que o carona que estava atirando. Como isso aconteceu se a arma estava do outro lado? Quem deveria proteger a gente está matando. Não tenho confiança em mais nada. Há um mês mataram dois meninos em uma moto porque confundiram um macaco hidráulico com um fuzil", afirmou Erika.
Jovem foi morto de madrugada (Foto: Janaína Carvalho/G1)

Jovem foi morto de madrugada
(Foto: Janaína Carvalho/G1)
Pai de uma das vítimas, Carlos Henrique diz que o filho Carlos Eduardo tinha acabado de concluir um curso de Petróleo e Gás e se preparava para tentar concurso para a Marinha. "Eles chegaram a levantar os braços para fora e gritaram que eram moradores, mas não teve jeito", lamentou o taxista Carlos Henrique do Carmo Souza, 34 anos.

"Era um menino extremamente carinhoso e estudioso. Recebi essa notícia agora de manhã quando estava saindo para trabalhar", disse Carlos, que não mora na comunidade pois é separado da mãe de Carlos Eduardo.
“Eles estão alegando que eles eram bandidos. Como que eles eram bandidos num carro daqueles, num carro que mal se arrastava pela rua? Os jovens estavam vindo do Parque de Madureira, eles estavam alegres. É uma coisa que, realmente, não tem explicação”, completou Carlos Henrique.
As famílias esperam, agora, que os policiais continuem presos. "A gente está esperando justiça. O que a gente está querendo aqui é justiça, que os policiais paguem por isso, e que realmente eles fiquem presos", disse o pai de um dos jovens.
"Eu esperaria justiça, mas eu acho que não vai ter. Vai ser mais um na estatística do Brasil, porque esse é o nosso Brasil, essa é a nossa justiça. Quem tinha que nos proteger está matando. Infelizmente é isso. Como podemos acreditar nas forças armadas, se elas entram em uma comunidade tirando a vida de cinco inocentes, cinco jovens?", questionou Erika.
Jorge Roberto disse que agora não tem mais nada para chorar e que já perdeu tudo o que tinha na vida. "Não é a primeira família que chora não, não é a primeira vez que acontece isso não, eu queria justiça mas infelizmente não está dando para suportar. Já perdi tudo na vida, agora acabou, não tenho mais nada. Não tenho mais nada para perder, não tenho mais nada para chorar, já era", disse Jorge.
Jorge chorava muito na manhã deste domingo (29) na 39ªDP, onde o caso foi registrado. (Foto: Janaína Carvalho / G1)

Jorge chorava muito na manhã deste domingo (29) na 39ªDP, onde o caso foi registrado. (Foto: Janaína Carvalho / G1)


Nota da Polícia Militar
O comando do 41º BPM (Irajá) abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para esclarecer as circunstâncias da ocorrência em Costa Barros, na noite deste sábado (28/11), envolvendo policiais do batalhão. Os agentes estão presos e serão transferidos para a Unidade Prisional. Os policiais responderão perante à Justiça comum e perante à Justiça Militar.

Nota da Polícia Civil
De acordo com a 39ª DP (Pavuna), os policiais militares Thiago Resende Viana Barbosa, Marcio Darcy Alves dos Santos e Antonio Carlos Gonçalves Filho foram presos em flagrante por homicídio doloso e fraude processual, e o policial Fabio Pizza Oliveira da Silva por fraude processual.

Ainda segundo a unidade, foi realizada perícia no local e os corpos de Roberto de Souza Penha, 16 anos, Carlos Eduardo da Silva de Souza, 16 anos, Cleiton Correa de Souza, 18 anos, Wilton Esteves Domingos Junior, 20 anos e Wesley Castro Rodrigues, 25 anos, foram encaminhados para exame de necropsia no IML.  As armas dos policiais militares foram apreendidas e os veículos estão sendo periciados. Testemunhas estão sendo ouvidas.

Nenhum comentário: