Contador de visitas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Rio Tietê sobe durante temporal e deixa estádio de futebol submerso

Traves e bancos ficaram encobertos; local em Tietê (SP) está interditado.
Curso d'água transbordou com chuvas e abertura de comportas de represa.

Jomar BelliniDo G1 Itapetininga e Região
Nível do rio Tietê aumenta e estádio de futebol fica debaixo da água (Foto: Divulgação / GCM)

Nível do rio Tietê aumenta e estádio de futebol fica debaixo da água (Foto: Divulgação / GCM)
O estádio José Ferreira Alves, em Tietê (SP), foi interditado após o temporal que atingiu a cidade nesta terça-feira (12). O nível do Rio Tietê, que passa ao lado do campo de futebol, subiu tanto que deixou o campo alagado. A água deixou os bancos de reserva submersos e ficou a apenas alguns centímetros de encobrir as traves, que medem 2,44 metros de altura.
Nível do rio Tietê aumenta e estádio de futebol fica debaixo da água (Foto: Divulgação / GCM)

Traves e bancos de reservas ficaram
submersos (Foto: Divulgação / GCM)
Em toda a cidade foram cerca de 10 pontos de alagamentos, segundo o balanço prévio divulgado pela prefeitura. Segundo a Defesa Civil, as inundações se deram por conta do excesso de chuvas, além da abertura de comportas do rio.
“Três das cinco comportas da represa de Salto (SP) já se encontravam abertas. O que aumentou ainda no período foi a vazão das comportas na tarde da última terça-feira (12)”, detalha a administração em nota.
Cidade em alerta
Segundo a Guarda Civil Municipal, há três anos uma cena parecida não era vista na cidade. Com o transbordamento do rio, a Praça do Divino, onde ocorre o encontro de canoas, a Ponte Santa Cruz e o Matadouro também ficaram alagados.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a vazão das três comportas deverá aumentar ainda nesta quarta-feira (13). A orientação é que os moradores das áreas passíveis de alagamento fiquem em alerta.
Além do estádio, várias vias da cidade ficaram interditadas. Ainda de acordo com a GCM, a avenida Fernando Costa, umas das principais da cidade, está parcialmente fechada. Uma empresa avícola instalada no local também precisou ser fechada por conta da enchente.
Campo de futebol fica ao lado do rio Tietê, que transbordou (Foto: Reprodução / Google Maps)

Campo de futebol fica ao lado do rio Tietê, que transbordou (Foto: Reprodução / Google Maps)
O trânsito de veículos também está bloqueado nas ruas Santa Cruz (na entrada do bairro Água Santa), e Bela Vista (perto do estádio José Ferreira Alves). O acesso à estrada Mandissununga e aos bairros Bandeirantes (Rua da Paz) e Seis Irmãos (rua ao lado do Ribeirão da Serra) estão interditados.
Na avenida Amélio Schincariol, um carro ficou preso nas águas durante a noite e foi retirado pela Defesa Civil. Até às 10h30 desta quarta, uma família moradora do bairro Santa Cruz estava desalojada devido às chuvas e optou por ficar na casa de parentes.
Internautas registram alagamentos e enviam para a redação  (Foto: Karina Tirabassi Barbosa/Tem Você)

Trecho da SP-300 chegou a ficar interditado por
conta da chuva (Foto: Karina Barbosa/Tem Você)
Rodovia
Na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), altura do quilômetro 150 na área do pedágio, que liga a cidade a Porto Feliz (SP), um grande alagamento impediu os motoristas de seguirem viagem.
O pedreiro Fábio Ribeiro, que visitaria a irmã, ficou 40 minutos parado no local até decidir voltar para Tietê, onde mora com a família. "O trânsito está interrompido. Tive que voltar, pois não consegui entrar na cidade. Ninguém entra ou sai por ali", afirma.
A AB Colinas, concessionária responsável pela administração da rodovia, informa que o trecho entre os quilômetros 150 e 154 ficou interditado devido ao rompimento de uma barragem e ao aumento de nível de um rio. Nesta quarta, o tráfego de veículos já está normalizado.
Nível do rio Tietê aumenta e estádio de futebol fica debaixo da água (Foto: Divulgação / GCM)

Nível da água impede acesso ao estádio José Ferreira Alves (Foto: Divulgação / GCM)

Nenhum comentário: