Contador de visitas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Veja os carros mais vendidos em 2015 por estado

Palio bate vendas do Onix na maioria dos estados, mas perde em SP.
G1 lista quais são os modelos mais vendidos em cada estado e DF.

Peter FussyDo G1, em São Paulo
O Chevrolet Onix liderou foi o carro mais vendido no Brasil em 2015, mas não é o preferido na grande maioria das unidades federativas do país, de acordo com um levantamento feito pelo G1, que mostra os 3 modelos mais vendidos em cada estado e no Distrito Federal, com base nos dados da Fenabrave.
Em Minas Gerais, por exemplo, o modelo mais emplacado no ano passado foi o Ford Ka. Os paranaenses preferiram o Renault Sandero, enquanto o Hyundai HB20 foi o mais emplacado no Rio de Janeiro. O ex-campeão (2014) e atual "vice" no geral, Fiat Palio é o que mais aparece no pódio: ele supera o Onix em 16 estados e no DF, sendo o primeiro colocado em 9 unidades, enquanto o Onix é o preferido em apenas 5.
Então, qual foi o segredo para o Onix ser o carro mais vendido no país? O compacto da Chevrolet levou a melhor em regiões com maior volume de vendas, como São Paulo, que representou 33% do total de 125 mil emplacamentos do hatch no ano.
Veja abaixo os destaques da briga por estado:
Fiat Palio
carros mais vendidos por estado 2015 - fiat palio (Foto: Divulgação)

O segundo modelo do ranking geral em 2015 foi o mais emplacado em 8 estados - Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá, Amazonas e Pará - e também no Distrito Federal. Em outros 9 estados, ele ficou em 2º lugar.
Se a disputa no ranking de vendas fosse uma luta de boxe, seria possível dizer que o Palio levou o novo campeão Chevrolet mais vezes à lona, porém perdeu por pontos no final.

Chevrolet Onix
carros mais vendidos por estado 2015 - onix (Foto: Divulgação)

O líder de vendas no geral em 2015 aparece como o preferido em apenas 5 estados, mas entre eles está São Paulo, que é o maior mercado disparado e foi responsável por 40 mil unidades, ou quase 33% do total de 125 mil unidades do campeão no país inteiro.
O Onix também foi o 1º em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de Pernambuco e Paraíba. Com presença fraca principalmente na região Norte do país, o compacto da Chevrolet não sobe no pódio em 14 estados, enquanto o Palio fica de fora em apenas 7 estados.
HyundaiHB20
carros mais vendidos por estado 2015 - hb20 (Foto: Divulgação)

Terceiro colocado no geral, o HB20 tem pouca penetração no Norte e Nordeste, mas vai bem no Sul e Sudeste. Entre os líderes, é o que menos aparece no pódio, vendo de longe a festa dos rivais em 20 unidades federativas. Até mesmo Fiat Strada (4º) e Volkswagen Gol (6º) chegam entre os 3 primeiros mais vezes que o compacto da marca sul-coreana.
Ford Ka
Ford Ka foi o carro mais vendido em 2015 em Minas Gerais (Foto: Divulgação)


A nova geração do modelo de entrada da Ford alcançou o 5º lugar no ranking geral em 2015, mas não aparece entre os 3 primeiros em praticamente nenhuma região do país. O Ka entra no pódio apenas em Minas Gerais e direto no lugar mais alto.
Fiat Uno
carros mais vendidos por estado 2015 - uno (Foto: Divulgação)

O mercado mineiro parece mesmo um ponto fora da curva. Além de colocar o Ka como campeão, o estado é o único em que o Fiat Uno aparece no pódio, com um honroso segundo lugar, lembrando os anos de glória do Mille, quando o modelo só perdia para o Gol no ranking geral.
Fiat Strada
carros mais vendidos por estado 2015 - strada (Foto: Divulgação)

Mesmo com queda de 36% nos emplacamentos em 2015, a picape mais vendida do Brasil é o modelo preferido em 7 estados, incluindo todos do Centro-Oeste (Goiás, Mato grosso e Mato grosso do Sul).
Este tipo de carroceria vai bem também nas Norte e Nordeste. A Volkswagen Saveiro chega a ser líder em Roraima, mas não ameaça a Strada em praticamente todo o restante do país.
Toyota Hilux
carros mais vendidos por estado 2015 - hilux (Foto: Divulgação)


A picape da Toyota foi apenas o 26º modelo mais vendido no geral, com 32.900 unidades em 2015, e ficou atrás até da S10, mas surpreendeu com um 3º lugar em Rondônia. Em uma análise mais detalhada, a Hilux vende mais que a Saveiro em todo o Centro-Oeste, além de Pará e Tocantins, mesmo sendo bem mais cara.
Chevrolet Classic
carros mais vendidos por estado 2015 - classic (Foto: Divulgação)

O segmento de sedãs pequenos teve um novo líder em 2015, o Chevrolet Prisma, que foi o 10º mais vendido no ranking geral e tomou o lugar do Fiat Siena. No entanto, ele não aparece no pódio em nenhuma região do país.
Já o seu "irmão" mais velho, o Chevrolet Classic, é o modelo mais vendido entre todos no Acre, que tem um dos menores mercados do Brasil, e fica em 3º lugar no Maranhão. O ex-líder Siena aparece em 3º também no Ceará e no Amazonas.
Toyota Corolla
carros mais vendidos por estado 2015 - corolla (Foto: Divulgação)

O sedã japonês quase "beliscou" um Top 10 no ranking geral, com o 11º lugar. Mas no Espírito Santo ele foi o 2º modelo mais emplacado em 2015, com 2.228 unidades, bem próximo do primeiro, a Fiat Strada, que registrou 2.424.
Volkswagen Gol
    carros mais vendidos por estado 2015 - gol (Foto: Divulgação)

Depois de 27 anos na ponta, o Gol perdeu a hegemonia em 2014 para o Palio e caiu para 6º em 2015. Mas ainda assim ele subiu ao pódio quase tantas vezes que o Onix, na divisão por estados. O Gol ainda é o preferido em Sergipe, que também deu o único pódio ao Fox, em 3º lugar.
VEJA A TABELA COMPLETA DOS MAIS VENDIDOS POR ESTADO:

RANKING DOS CARROS MAIS VENDIDOS
DO BRASIL POR ESTADO
ESTADO
Acre Classic Saveiro Palio
Alagoas Palio Gol Onix
Amapá Palio Gol Saveiro
Amazonas Palio Strada Siena
Bahia Strada Palio HB20
Ceará Palio Onix Siena
Distrito Federal Palio HB20 Onix
Espírito Santo Strada Corolla HB20
Goiás Strada Onix Gol
Maranhão Palio Strada Classic
Mato Grosso Strada Palio Gol
Mato Grosso do Sul Strada Palio Gol
Minas Gerais Ka UnoSandero
Pará Palio Gol Strada
Paraíba Onix Palio Gol
Paraná Sandero Palio Strada
Pernambuco Onix Palio Strada
Piauí Palio Strada Gol
Rio de Janeiro HB20 Siena Sandero
R. Grande do Norte Palio Onix Gol
R. Grande do Sul Onix Palio HB20
Rondônia Strada Palio Hilux
Roraima Saveiro Strada Gol
Santa Catarina Onix Palio HB20
São Paulo Onix HB20 Palio
Sergipe Gol Onix Fox
Tocantins Strada Palio Onix
 

 

Nenhum comentário: