Contador de visitas

segunda-feira, 7 de março de 2016

Colômbia registra mais de 47 mil casos de zika; 8.890 em grávidas

 

  • A presença do vírus se mantém em 282 municípios do país, e a maioria dos afetados são mulheres.

Desde o início da fase epidêmica, foram registrados 39.924 casos por exame clínico.
Desde o início da fase epidêmica, foram registrados 39.924 casos por exame clínico. -Foto: Reprodução / Internet
MUNDO - A Colômbia registrou 47.771 casos de pessoas infectadas pelo zika vírus - 8.890 dos quais são mulheres grávidas, diz um comunicado divulgado nesse sábado (5) pelo Instituto Nacional de Saúde do país.
Desde o início da fase epidêmica, foram registrados 39.924 casos por exame clínico, 2.090 confirmados em laboratório e 5.757 casos suspeitos, segundo o boletim epidemiológico mais recente.
Embora em geral os sintomas do zika sejam leves - febre baixa, dor de cabeça e nas articulações e manchas na pele -, acredita-se que as mulheres grávidas podem ter bebês com microcefalia, uma doença congênita irreversível que provoca danos irreparáveis no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
Na última semana, foram notificados 5.065 casos novos, 1.237 em grávidas.
Expansão da epidemia
A presença do vírus se mantém em 282 municípios do país, e a maioria dos afetados são mulheres (67,4%), com maior incidência em pessoas de 25 a 29 anos (14,1%).
Na Colômbia, onde o ministério da Saúde vinculou o zika com três mortes de doentes de Guillain-Barré (um transtorno neurológico), há a previsão de mais de 600 mil infectados pelo vírus neste ano e 500 casos de microcefalia caso se repita a situação vivida pelo Brasil, o país mais afetado, com mais de um milhão e meio de casos.
O vírus se expandirá por todo o continente americano, exceto Canadá e Chile, advertiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nenhum comentário: