Contador de visitas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Campanha de combate à gripe H1N1 será iniciada no sábado

  • Objetivo é imunizar 201.667 pessoas, que formam o público prioritário; 63 postos fixos de saúde em São Luís já estão abastecidos com as doses; campanha deve ser encerrada no dia 20 de maio

Postos fixos e volantes estarão atuando durante a campanha de vacinação contra gripe
Postos fixos e volantes estarão atuando durante a campanha de vacinação contra gripe (Foto: Biné Morais / O Estado)
No sábado, dia 30, São Luís e grande parte do Brasil darão início à campanha de imunização contra a o vírus influenza A (H1N1), causador da Gripe Tipo A, considerada o tipo mais grave da doença, que pode ocasionar síndrome aguda respiratória grave. Até o último dia 16 de abril, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, já ocasionou 230 mortes em todo o Brasil.

Na capital maranhense, a estima­tiva é de que 201.667 pessoas dentro do grupo chamado prioritário sejam vacinadas até 20 de maio, data de encerramento da campanha. Fazem parte do grupo, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Em São Luís, a imunização de pessoas privadas de liberdade foi adiantada e começou ontem pela Casa de Detenção (Cadet), em Pedrinhas.

De acordo com Terezinha Lobo, superintendente de vigilância sanitária da Semus, todos os 63 postos fixos de saúde de São Luís já es­tão abastecidos com a vacina tri­valente, que, além da H1N1, também combate os tipos B e H3N2 do vírus influenza. Além disso, a superintendente ainda destacou que é de extrema importância que quem comparecer aos postos para receber a vacina leve a carteira de vacinação, para que ela seja atualizada. “Caso alguma vacina esteja desatualizada, nós iremos conferir e completar a caderneta”, destacou.

No dia 30, está prevista a realização do “Dia D” de vacinação, especificamente neste dia, além dos 63 postos fixos, outros 96 postos volantes serão espalhados pela cidade para facilitar a vacinação. No total, 1.690 profissionais irão trabalhar somente no sábado para garantir a imunização da maior quantidade possível de pessoas.
Quem tem prioridade para se vacinar gratuitamente?
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes;
Trabalhador de saúde;
Povos indígenas;
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema prisional;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
Calendário de vacinação na rede pública?
30 de abril a 20 de maio.
Contraindicações
De acordo com o Portal da Saúde, pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.

Nenhum comentário: