Contador de visitas

sábado, 30 de abril de 2016

China nega acesso de porta-aviões dos EUA a porto, diz TV

CNN informou que ele não poderia parar no porto de Hong Kong. 

Ação pode ser reação contra posicionamento dos EUA sobre Mar da China.

Da EFE

A China negou ao porta-aviões dos Estados Unidos, o USS John C. Stennis, e a outras embarcações desse país, a realização de uma "visita portuária" ao porto de Hong Kong, informou nesta sexta-feira a emissora "CNN", que citou um responsável do Departamento de Defesa americano.
"Fomos informados recentemente que uma solicitação para realizar uma visita portuária a Hong Kong por parte do USS John C. Stennis e de outras embarcações que o acompanham foi negada", indicou o porta-voz do Pentágono Bill Urban à emissora de televisão americana.
"Temos um longo histórico de visitas portuárias bem-sucedidas a Hong Kong, incluindo a atual visita do USS Blue Ridge e esperamos que continue sendo assim", acrescentou Urban, que acrescentou que, por enquanto, os EUA não conhecem o motivo pelo qual a China negou o acesso de seu porta-aviões ao porto da ex-colônia britânica.
A recusa de Pequim acontece duas semanas depois que o secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, defendeu nas Filipinas a preservação pacífica da prosperidade no Mar da China Meridional, uma região que é disputada por China, TaiwanVietnã e Filipinas, e visitou o USS John C. Stennis.
Nessa visita, Carter confirmou que os EUA e as Filipinas efetuam patrulhas marítimas no Mar da China Meridional e anunciou o aumento da presença militar americana no país asiático.
"Esperamos que os EUA possam corresponder suas palavras com ações e contribuir para o desenvolvimento pacífico das disputas", respondeu a Carter Lu Kang, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em entrevista coletiva em Pequim no mesmo dia da visita do secretário de Defesa à embarcação americana
.

Nenhum comentário: